Talleres Filsa: controladores de nivel para sólidos y líquidos
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A partir de 1 de Setembro: produção e venda de lâmpadas de halogénio proibidos

Revista O Instalador31/08/2018
A partir de amanhã, dia 1 de Setembro, a produção e a venda de lâmpadas de halogénio estarão proibidos nos países da União Europeia. Em sua substituição pretende-se que aumente a utilização de lâmpadas LED.
foto

Texto e foto: José Alex Gandum

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as lâmpadas de halogénio ainda são utilizadas em quase 1/4 dos lares portugueses, o que, em termos médios, corresponde a 7,5 lâmpadas por cada alojamento.

Por isso, o dia 1 de Setembro vai significar uma alteração significativa no modo de iluminação das residências e dos locais de trabalho ou lazer. A União Europeia (UE) obriga a mudar para a iluminação LED, energeticamente mais eficiente, com a vantagem de as lâmpadas terem uma vida muito mais prolongada que as convencionais ou as de halogénio.

As lâmpadas LED utilizam até menos 80% de energia e podem durar até 15 vezes mais que as tradicionais, dependendo estas relações das marcas das lâmpadas. A UE pretende com esta decisão uma poupança significativa por parte dos consumidores e uma redução da pegada ecológica. Os especialistas dizem ainda que a iluminação LED é muito mais versátil, permitindo ter um acesso seguro a opções e temperaturas de cores, qualidade e design.

Os responsáveis sabem, no entanto, que a mudança do halogénio para o LED passa muito pelos comportamentos, prevendo que - e apesar de serem só vantagens - muitas pessoas não irão aderir de ânimo fácil. Os mais optimistas referem, no entanto, e no caso dos consumidores portugueses, que a "revolução" dos sacos de plástico, em Fevereiro de 2015, constituiu uma surpresa para todos os quadrantes, desejando que algo semelhante se passe em relação às lâmpadas.

Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoPortugal Smart Cities Summit 16 - 18  de nov. 2021 FIL - Parque das NaçõesEsdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoDecorHotel: Fil - Lisboa 21 a 23 Out 2021APREN - Associação Portuguesa de Energias RenováveisJaba: tradução 4.0Bombas de calor Spirit inverterAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Nova gama de Ar CondicionadoPanasonic: apenas 779 mmTektónica 6 - 9 de octubroEsquentadores com baixas emissões de NOxDaikin: visite nosso stand na Tekntónica e descubra la últimas novidades!

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial