Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Projeto Led – Marl

Revista O Instalador03/07/2018
O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), integrado no Grupo SIMAB, é entendido como um moderno e funcional Centro de Logística e de Distribuição, com predominância alimentar, sendo uma estrutura dinâmica e polivalente, multiprodutos, multisserviços e multifunções, inserida em corredores estratégicos, onde se congregam uma multiplicidade de agentes económicos do setor alimentar e não alimentar.
Imagen

Por Elsa Pereira e António Félix [Técnicos da SIMAB., SA]

A sua criação despoletou sinergias e permitiu a introdução de um conjunto de benefícios, com reflexos a montante e a jusante da fileira agroalimentar, que se traduzem ao nível da melhor organização e modernização do comércio e da eficiência dos circuitos de comercialização, no apoio ao fomento e escoamento da produção agroalimentar, na melhoria da higiene, segurança e qualidade das transações e dos produtos transacionados, melhoria das condições dos agentes económicos do retalho, na transparência de preços, na melhoria das condições de trabalho, rendimento, produtividade e competitividade dos agentes económicos e na promoção do ordenamento comercial e urbano na região onde se insere.

Exercem atualmente atividade no MARL cerca de 900 empresas, entre elas, grossistas, distribuidores, produtores agrícolas e operadores logísticos. Com 101 hectares de área de terreno, 15 edifícios (pavilhões com a atividade de mercado hortofrutícola, pescado, flores e núcleo administrativo) e com uma taxa de ocupação de 93% da área construída, o MARL afirma-se como a principal plataforma logística agroalimentar em Portugal.

Em 2017, o número global de saídas de viaturas no Pórtico, traduzidas em visitas ao mercado, ultrapassou os 1,5 milhões de viaturas.

Decorrente da atividade do Mercado e do complexo do tipo industrial em que a mesma se realiza, o perfil de consumo de energia do MARL, assenta, essencialmente, em duas grandes componentes consumidoras de energia e responsáveis pelos consumos registados: (i) o sistema de AVAC, existente na maioria dos pavilhões; (ii) a iluminação, quer interior e palas de cada um dos pavilhões, quer exterior, nos topos e laterais dos edifícios, que iluminam cais de acostagem e vias transversais entre pavilhões e torres e postes da iluminação viária do Mercado.

Esta “pequena cidade” apresentou, no último ano, um consumo de energia de 4,4 GWh, sendo que a parcela da energia com origem na iluminação ronda, em média, os 45%. A iluminação, designadamente a iluminação das vias e parques de estacionamento, está ligada em períodos longos, principalmente noturnos, resultante dos horários de funcionamento e do tipo de atividade desenvolvido, que prevê circulação de viaturas, pessoas e bens, sendo prioritário o nível de segurança e visibilidade para os utilizadores e visitantes do Mercado, o que reforçou a necessidade e relevância de uma intervenção a este nível.

No âmbito da eficiência energética, da redução e racionalização de consumos energéticos, as ações já implementadas ao longo dos últimos anos, têm permitido que o MARL apresente, anualmente, reduções do consumo de energia.

No que diz respeito à iluminação, foram várias as medidas de eficiência energética implementadas, ao longo dos últimos anos, designadamente, a instalação de equipamentos reguladores de tensão ( wattguard ); a regulação automática da iluminação pública pela Gestão Técnica Centralizada (Horário Verão/Inverno) e monitorização desta através de níveis de iluminância, sem por em causa a iluminação de segurança e necessária à circulação de pessoas e viaturas; o planeamento de execução de atividades consumidoras de energia em horários de vazio e supervazio e; a monitorização de consumos de energia (PME - Power Monitoring Expert ).

(continua).

Artigo publicado na edição impressa de Maio de 2018.

Caso queira aceder à versão integral, solicite a edição, e contacte-nos através do telefone 21 761 57 20 ou do e-mail oinstalador@gmail.com.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial