Europeus criam o maior telescópio óptico

Revista O Instalador14/02/2018
Através do instrumento Espresso, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra capazes de suportar vida, investigadores europeus criaram o «maior telescópio óptico em termos de poder colector», informou o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
foto

A junção dos quatro telescópios, que se localizam no Observatório Europeu do Sul (ESO), levou à criação de um «único telescópio gigante», o maior da actualidade relativamente ao poder colector (medição da quantidade de luz captada pelo telescópio), conseguindo medir o equivalente ao de um telescópio de 16 metros de diâmetro, lê-se na nota informativa.


Este resultado, continua o comunicado, foi possível graças à 'coudé train', uma componente do espetrógrafo (instrumento que decompõe a luz nas suas várias cores) Espresso, construída pela equipa portuguesa, que engloba investigadores do IA.


A 'coudé train' é composta por nove elementos ópticos «de qualidade excepcional», que levam a luz desde os telescópios até ao espectrógrafo, com o mínimo de perdas, ao longo de um trajecto com 60 metros, acrescenta o comunicado.


O Espresso tem por objectivo procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida, bem como testar a estabilidade das constantes fundamentais do Universo, com recurso ao Método das Velocidades Radiais.


Este método permite detectar exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) através de pequenas variações na velocidade (radial) das estrelas.

ThermoSite
O InstaladorSmart Ciies Portugal nuevas fechas 22 - 24 septiembre 2020Bosch sistemas solares térmico JunkersGama de esquentadores Hydro e Hydronest Junkers20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Tektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubreClimamed 2020 del 17 al 19 de mayo de 2020

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial