Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Inaugurado Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano

Revista O Instalador21/05/2018
O Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é inaugurado esta segunda-feira, 21 de Maio, no sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes.
Imagen

Esta é uma iniciativa do Município de Odemira e da LPN - Liga para a Protecção da Natureza, que decorre do projecto LIFE Charcos, que tem por objectivo promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos Charcos Temporários Mediterrânicos, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental.

A 27 de Maio será dinamizado um Dia Aberto à População, a partir das 10h00, com visitas guiadas aos participantes.

Para mais informações para participar nesta iniciativa, contactar a organização através do e-mail ambiente@cm-odemira.pt.

Este Centro de Interpretação foi instalado num complexo de charcos existente num terreno municipal, que se localiza próximo da estrada de acesso à praia do Malhão, a norte de Vila Nova de Milfontes.

Os Charcos Temporários Mediterrânicos que ocorrem na Costa Sudoeste de Portugal são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural.

É na Costa Sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional.

As práticas agrícolas mais intensivas, as alterações no uso dos solos e o urbanismo constituem um dos principais factores de declínio deste habitat.

A flora e fauna que ocorrem nos Charcos Temporários são muito específicas e adaptadas à alternância de condições entre o solo inundado e seco, de acordo com a altura do ano, pois os charcos temporários são zonas húmidas em que a permanência da água depende da precipitação anual e das condições hidrogeológicas locais.

Algumas das suas espécies de fauna, nomeadamente alguns crustáceos de água doce, são endemismos com uma área de distribuição muito reduzida.

Os charcos representam um habitat essencial para a reprodução de anfíbios, sendo este o único habitat de água doce no qual se encontram quase todas as espécies de anfíbios da região.

O Projecto LIFE Charcos é coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza, em parceria com a Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Município de Odemira e Associação de Beneficiários do Mira.

O projecto é co-financiado pelo Programa LIFE da Comissão Europeia, e desenvolve-se no Sítio de Importância Comunitária da Costa Sudoeste, integrada na Rede Natura 2000, a Rede Europeia de Espaços Naturais.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial