Grundfos: teste os seus conhecimentos profissionais

Matosinhos testa "bike sharing"

Revista O Instalador24/09/2018
A Câmara Municipal de Matosinhos e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA) vão testar, no final de Outubro, o sistema de partilha de biciletas (`bike-sharing´) para incutir uma nova «mentalidade urbana».
foto

«O objectivo é alertar as pessoas para a necessidade de descarbonizar o território, de as libertar da dependência dos carros e de lhes incutir um novo paradigma de mobilidade», disse à Lusa o responsável pela área de Cidades do CEiiA, Vladimiro Feliz, na apresentação do projecto.


O novo sistema de "bike sharin" será experimentado no bairro dedicado ao 'Living Lab', bairro inteligente com tecnologias de descarbonização desta cidade, no distrito do Porto.


O 'Living Lab' é um bairro «inteligente, de baixo carbono, resiliente, acessível, participado e conectado» onde serão testadas e postas em prática, em contexto real, soluções tecnológicas orientadas para a descarbonização da cidade.


O município de Matosinhos está a desenvolver, em conjunto com o CEiiA e com outras entidades, a implementação deste Living Lab que foi submetida ao Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente.


O projecto, que entrará em fase de testes já no próximo mês, arrancará com três estações piloto - uma na zona da Câmara Municipal, outra nas instalações do CEiiA e uma terceira na envolvente do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões -, sendo que os utilizadores deste projecto-piloto terão ao seu dispor oito docas por estação, perfazendo um total de 24 docas, dois totens e 20 bicicletas eléctricas.


A gestão e monitorização do sistema é efetuada pela plataforma de mobilidade do CEiiA, o mobi.me, onde, para além da contabilização em tempo real das emissões de dióxido de carbono poupadas, irá permitir ainda a gestão da operação em tempo real, a detecção de vandalismo e uso indevido, permitindo também o planeamento de manutenções em função do uso das bicicletas.

Toyotomi Ar Condicionado - Japan
20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Climamed del 10 al 12 de enero 20201Apemeta: encontro nacional de gestão de resíduosO InstaladorJunkers - Bosch bombas de calor supraeco WO Instalador Acompanhe no FacebookO InstaladorAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Panasonic Apenas 779 mm

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial