A bola extintora de incêndios, Elide Fire®, apresenta-se como um complemento em matéria de prevenção e segurança no combate a incêndios urbanos.
A bola extintor posiciona-se como um dispositivo de extinção automática podendo ser usada na extinção de classes de fogo: A (materiais sólidos combustíveis), B (líquidos inflamáveis), C (gases inflamáveis) e fogos Eléctricos até 5000 volts. A bola só reage em contacto com a chama/fogo, ou seja, não é accionada na presença de fumo ou altas temperaturas.
O agente activo é um pó químico composto por Fosfato monoamónico, que apaga fogos numa área de oito a dez metros quadrados e de volume entre 30 a 35 metros cúbicos, sem danificar (não corrosivo) os materiais e sem prejudicar o meio ambiente.
«Não sendo concorrente dos extintores (pois não pode substituí-los), mas sim um complemento a este engenho em espaços fechados, a bola pode ser usada por pessoas com mobilidade reduzida, adolescentes e idosos, bastando atirá-la para o local em chamas», explica Luis Vieira, sócio-gerente da Record Reference.
Em caso de incêndio a bola estoura, provocando a dispersão do pó químico que faz o abafamento do fogo, através da retirada de oxigénio. Esta acção emite sempre um sinal sonoro de 120 dba (decibéis) aproximadamente que serve de alerta para o início de um incêndio.
A tecnologia da Elide Fire surge, assim, como um complemento activo e passivo aos extintores, isto é, de forma activa podendo ser manuseada por qualquer pessoa, com ou sem formação em extinção de fogos, e no modo passivo, sendo aplicada num suporte próprio (oferecido na compra da bola), colocado sobre um potencial foco de incêndio, extinguindo-o automaticamente.
A bola extintor Elide Fire® possui Certificação Europeia de acordo com a directiva 2013/29/EU, bem como Certificação da Qualidade através da norma ISO 9001:2008. Tem ainda a validade de 5 anos sem qualquer manutenção.
Saiba mais aqui .
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal