Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

AICCOPN celebra 127 anos

Revista O Instalador14/08/2019
«O setor da Construção e do Imobiliário atravessa um momento de consolidação e de recuperação da atividade», refere o Presidente da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, Reis Campos, por ocasião da comemoração do 127º aniversário da Associação.
Imagen

«Sempre afirmámos que esta era uma inevitabilidade. Recorde-se que, em 2018, o investimento imobiliário totalizou 30,3 mil milhões de euros. O volume de negócios internacional do setor ascende aos 10,8 mil milhões de euros, pelo que é possível ter uma noção clara da dimensão desta atividade no plano da internacionalização», realça.

No que respeita ao investimento público, este ficou aquém do previsto, com a própria Comissão Europeia a alertar para o facto de Portugal, em conjunto com Itália e Espanha, apresentar o nível de investimento público mais fraco da Europa.

«É, pois, com grande expectativa que as empresas encaram a concretização do Programa Nacional de Investimentos (PNI2030)», afirma Reis Campos, salientando que «este programa reflete um amplo consenso em torno de prioridades de investimentos infraestruturais nos setores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia, imprescindível para o desenvolvimento coletivo e para a coesão territorial e social do País. Concomitantemente, a sua calendarização, assume-se como um instrumento orientador para o tecido empresarial do setor, fundamental para a necessária programação da atividade das empresas, num momento em que enfrentam graves problemas como a falta de mão-de-obra qualificada e a concorrência desleal. Acresce que, atualmente, as empresas do Setor vivem, quase exclusivamente, do investimento privado, sem a possibilidade de perspetivar o futuro, com a agravante desta situação expor as empresas nacionais à concorrência externa».

«Mais, estão à vista de todos os desafios e progressos que a modernidade tem imposto ao Setor. Áreas como o ambiente, os resíduos, a energia e a qualidade são vetores-chave em que assenta a denominada “construção sustentável”».

«Hoje enfrentamos novas realidades», salienta o Presidente da AICCOPN. A "era da informação" ou "era digital" são termos frequentemente utilizados para designar os avanços tecnológicos resultantes da "Terceira Revolução Industrial", potenciando a Construção 4.0, e toda a rede de conhecimento, inovação e desenvolvimento que a mesma envolve.

Neste contexto de futuro, que o mercado impõe, «é por demais evidente a importância da cooperação empresarial através do reforço do Associativismo», afirma Reis Campos, pelo que, é o próprio setor da Construção que caminha para um novo patamar de associativismo empresarial.

«Vamos evoluir para um modelo de organização associativo, assente numa estrutura unitária e ajustada ao futuro e às necessidades do setor e das empresas, tendo por finalidade o estabelecimento de uma associação nacional única, representativa do setor da Construção a todos os níveis, em Portugal e no estrangeiro», conclui.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial