Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Zero pede reforço dos apoios à compra de veículos elétricos

10/09/2019

A associação ambientalista Zero defende que o Governo deve reforçar as verbas do Fundo Ambiental alocadas a incentivos à compra de veículos elétricos por particulares e empresas, que já esgotou as provisões para este ano.

Imagen

De acordo com os dados mais recentes do Fundo Ambiental, o limite de incentivos para veículos ligeiros 100% elétricos quando ainda faltam cerca de 4 meses para o final do ano está esgotado.

O número de candidaturas por validar (436), excede em muito o orçamento disponível.

No limite, se todas as candidaturas forem de pessoas coletivas (incentivo de 2.250 euros ao contrário de 3.000 euros no caso de pessoas singulares), o máximo a abranger serão mais 75 veículos.

A Zero considera assim que deveria haver um ajustamento nos valores do Fundo Ambiental para suportar todas as candidaturas válidas que sejam apresentadas ainda este ano", lê-se num comunicado da associação ambientalista divulgado este domingo.

No comunicado em que dá conta das conclusões de um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, o qual aponta para a venda de um milhão de veículos elétricos mais baratos na Europa em 2020, a associação recorda que o Governo português anunciou o fim da venda de veículos de combustão interna a partir de 2040, mas defende que "é possível antecipar esta data através da eletrificação das frotas públicas (incluindo transportes públicos), "carros de empresa" e táxis, e da revisão dos incentivos e benefícios fiscais para compensar a compra de veículos de emissões zero e penalizar os veículos mais poluentes, além de facilitar a instalação de postos de carregamento em casa e no trabalho".
«Estas são medidas importantes para descarbonizar o transporte rodoviário», reitera a Zero. No final de agosto o jornal Público noticiou que já tinham sido atribuídos apoios para a compra de 988 veículos elétricos ao abrigo dos incentivos do Fundo Ambiental, representando uma utilização de 99% das verbas disponíveis, que previam financiar 1.000 candidaturas.
Citando informações prestadas pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética, das 988 candidaturas aprovadas até à data 684 eram de empresas e 304 de particulares. A dotação global do Fundo Ambiental para 2019 para incentivos à aquisição de veículos de baixas emissões é de três milhões de euros. Só os veículos com um preço máximo de compra de 62.500 euros são elegíveis para estes apoios.

REVISTAS

VulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial