Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Primeira cidade da Península Ibérica a apostar no apoio à sua implementação

Barreiro pioneiro em incentivos às coberturas e paredes verdes em Portugal

O Instalador16/09/2019
O Barreiro é a primeira cidade na Península Ibérica com incentivos às coberturas e paredes verdes em Portugal, graças à inclusão de incentivos a este género de projetos, no atual Regulamento Municipal de Concessão de Incentivos ao Investimento, recentemente aprovado pelo município.
Imagen
A autarquia que se tornou membro da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), teve a preocupação de incorporar neste documento, um conjunto de disposições que possam contribuir para um melhor desempenho ambiental.
A aposta em práticas ambientalmente e energeticamente sustentáveis patente nos critérios para a concessão de incentivos ao investimento como a “concretização de coberturas e fachadas verdes”, é apenas um exemplo, ainda que inovador, do que a Autarquia decidiu introduzir neste documento de incentivo ao investimento.
De acordo com a autarquia, o regulamento contempla, entre outros aspetos, a aposta em «projetos de investimento associados a operações urbanísticas que se concretizem em obras de construção nova, e em obras de reabilitação do edificado que considerem a utilização de práticas como: privilegiar o uso eficiente de energia, de água, soluções para recolha e armazenamento de água da chuva e /ou que possibilitem a reutilização das águas».
Como um «passo importante que vai ao encontro das diretrizes europeias no que ao desenvolvimento ambientalmente sustentável das cidades diz respeito» é a forma como o vereador responsável pelo Gabinete de Inovação, Desenvolvimento Económico e Turismo carateriza as novidades introduzidas no Regulamento de Incentivos ao Investimento.
Para Rui Braga, «os investimentos em infraestruturas verdes têm potencial significativo para reforçar o desenvolvimento regional e urbano, inclusive pela manutenção ou criação de empregos».
Neste âmbito, o município sublinha ainda que está em cima da mesa o desenvolvimento de outros regulamentos municipais, que podem vir a considerar outras medidas «de apoio e/ou promoção de coberturas verdes e/ou jardins verticais», assim como «taxas reduzidas aos particulares, sempre que sejam utilizadas práticas ambientalmente e energeticamente sustentáveis».
Com o Regulamento Municipal de Concessão de Incentivos ao Investimento, em vigor, a Câmara Municipal do Barreiro não só procura criar oportunidades de negócio através de propostas de intervenção com impacto económico, cultural e social, mas também a requalificação dos espaços, assente numa estratégia de desenvolvimento sustentável, como são disso exemplo os corredores verdes, que responda às necessidades da população e do território.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial