Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Investimento de €170 milhões liga Sines ao Brasil através de cabo submarino

O Instalador09/10/2019
A instalação de um cabo submarino transatlântico, num investimento de 170 milhões de euros, vai ligar a Sines (Europa) a Fortaleza (Brasil), e a realização da primeira transmissão de dados está prevista para o final de 2020.
Imagen
Esta infraestrutura, denominada Ellalink, será implementada no âmbito do projeto BELLA (Building European Link to Latin America), que agrega as redes de ciência europeia e sul-americana, e é financiado pela Comissão Europeia e por fundos privados. O cabo submarino passará ainda por Cabo Verde e pela ilha da Madeira, instalando uma capacidade de transmissão de dados de 73 terabits por segundo.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, afirma que «estamos em contacto com o consórcio responsável pela instalação do cabo, o consórcio EllaLink, que construirá em Sines a infraestrutura de receção do cabo e a estação de tratamento de dados, a localizar na Zona Industrial e Logística de Sines, da aicep Global Parques».

«A instalação do cabo EllaLink permitirá o desenvolvimento de um novo hub digital e de inovação em Sines. Estamos a trabalhar com o consórcio responsável pela instalação do cabo e também com a aicep, no sentido de captar investimento tecnológico e digital para o concelho, o que contribuirá para a diversificação da nossa economia local e para a criação de um novo cluster em Sines. A representação do Alentejo em Bruxelas encontra-se, igualmente, em condições de prosseguir este trabalho de acompanhamento. Este é um projeto que não é de Sines, é europeu, sul-americano e global», diz Nuno Mascarenhas.
«A digitalização da economia é hoje um dado adquirido. O Brasil não tem nenhuma ligação direta à Europa, e, do ponto de vista económico, o facto de Sines ser a porta de entrada deste cabo submarino é a reafirmação da importância estratégica deste concelho», assinala o presidente da Câmara Municipal de Sines.
Por outro lado, refere Nuno Mascarenhas, esta ligação «vem adicionar oportunidades do ponto de vista cultural, da investigação e do desenvolvimento tecnológico e científico».
O presidente da Câmara Municipal de Sines deslocou-se a Bruxelas, onde foi recebido pelo eurodeputado Pedro Marques, para um encontro que integrou uma agenda de reuniões com o objetivo de apresentar as oportunidades de desenvolvimento do concelho de Sines relacionadas com a instalação do cabo submarino que ligará, já em 2020, o Brasil à Europa, a partir de Sines.

No Parlamento Europeu, o presidente da Câmara de Sines reuniu-se ainda com Anna Tranberg, diretora de relações institucionais da ERRIN (Rede Europeia de Regiões para Pesquisa e Inovação) e com Clementina Piani, coordenadora da rede RICC (Regional Initiative for Culture and Creativity). Da agenda fizeram ainda parte reuniões com os espanhóis, Francisco Viagalondo, coordenador do Working Group Turismo Sustentável/diretor em Bruxelas do Aragón Exterior, e César Morcillo, representante do governo da região da Extremadura em Bruxelas.

A instalação do cabo submarino transatlântico, que vem abrir um enorme conjunto de potencialidades para o desenvolvimento da economia digital em Sines, dominou todos os encontros.
«O nosso objetivo foi sensibilizar as instituições europeias e as redes de cidades e regiões que trabalham estas matérias e que terão influência na definição das políticas do próximo período de financiamentos».
As reuniões tiveram ainda a participação de Marcos António Nogueira e Valentina Russo, do Escritório do Alentejo em Bruxelas, uma representação permanente, iniciativa de diversas entidades do Alentejo, incluindo os municípios, coordenada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. O presidente da Câmara Municipal de Sines foi também acompanhado por um membro da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia e pela diretora da aicep em Bruxelas, Maria Manuel Branco.
Na audiência com o eurodeputado Pedro Marques, o presidente do Município de Sines teve ainda a oportunidade de abordar outras temáticas de relevância europeia. Desde logo, as ligações ferroviária e rodoviária a Sines, fundamentais para a competitividade do porto e para o desenvolvimento industrial, mas também aspetos relacionados com a preparação do próximo período de programação de fundos estruturais 2030.

REVISTAS

SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial