Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Automação: o futuro inteligente há muito que começou

O Instalador17/10/2019

Cada vez mais a gestão inteligente da vida diária ou de processos - sejam domésticos ou industriais - é uma realidade. Seja na aplicação de técnicas, através de software e equipamentos, seja na indústria. O objetivo é acompanhar e aumentar o desempenho, reduzir recursos e custos e, ao mesmo tempo, com otimização de processos, de uma forma mais segura sustentável.

Imagen

A Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês) é uma realidade há muito assumida pelas empresas, também na área da Eletricidade. A IoT designa, pois, a conectividade de dispositivos, ou objetos do dia-a-dia, à internet e com capacidade para estarem ligados entre si.

Estima-se que 25 mil milhões de dispositivos estarão ligados à Internet até 2020. Um valor que, estima-se, já tenha aumentado. E, nesta matéria, a IoT está a proporcionar novas oportunidades às empresas e famílias.

Conceitos como casa inteligente, domótica, telemática, sensores, wireless, robótica, inteligência artificial, entre outros, são parte da revolução da Internet das Coisas.

Nesta área tem sido enorme a transformação digital dos mercados de automação industrial, com as empresas a apostarem em tecnologias avançadas, com software integrado, dando passos no fabrico inteligente de equipamentos, por exemplo. Uma progressão que é vista por muitos fabricantes de máquinas, como uma oportunidade enorme no que toca ao aumento da rentabilidade e produtividade. E são muitas as marcas que já estão a utilizar estas tecnologias que facilitam não só processos como, em última instância, a vida de milhões de pessoas.

As empresas de automação industrial, por exemplo, fazem uso de equipamentos, softwares que possam incrementar o trabalho de máquinas, equipamentos e estruturas das indústrias. Além disso, as empresas de automação industrial também fazem uso de técnicas específicas que contribuam para a realização de processos industriais otimizados.

Otimizar processos

As empresas de automação industrial atuam, assim, como parceiras de outras empresas, cooperando para que os processos industriais sejam melhorados, apresentando desempenhos superiores e redução de custos, o que implica maior produtividade e lucros.

Imagen

A flexibilidade na adequação de seus serviços para atender a seus clientes é uma característica das empresas que lideram na área da automação industrial. Além disso, confrontam-se diariamente com a necessidade de encontrar soluções viáveis e inteligentes que se alinhem aos objetivos empresariais.

Os profissionais das empresas de automação industrial estão, desta forma, cada vez mais atualizados com as tecnologias de ponta da automação industrial e possuem cada vez mais experiência que lhes permite desenvolver soluções adequadas para cada situação.

A formação é outro ponto fulcral nesta matéria. E as grandes empresas procuram profissionais de excelência que desenvolvem máquinas e sistemas de produção capazes de promover esta transformação digital.

As empresas procuram, assim, soluções de controlo de máquinas e serviços exclusivos que permitem maximizar a infraestrutura do seu negócio e enfrentar pedidos cada vez mais exigentes em termos de produtividade, segurança, disponibilidade de equipamentos e otimização do desempenho.

Robótica

A Automação está intimamente ligada à Robótica. E também aqui a tecnologia que envolve a Robótica é cada vez mais sofisticada e requer um elevado grau de desenvolvimento técnico-científico.

A Robótica nos processos industriais deu os primeiros passos nas últimas décadas do século XX com o uso de computadores e robôs para o fabrico de vários produtos. Hoje, as tecnologias de ponta conferem a muitas empresas processos de automatização e robótica muito avançados.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a cada ano, 85 mil novos robôs são introduzidos nas indústrias de todo o mundo e estima-se que atualmente existam mais de 800 mil robôs. Tudo, com o objetivo de maximizar a produção. O mundo da Automação, também nas empresas elétricas, é hoje uma realidade e competitivo. É por isso que esta é uma área cada vez mais imperiosa em muitas indústrias. O futuro inteligente, podemos dizê-lo, há muito que começou.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Siga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial