O Fórum Sanitop 2019, organizado pela Sanitop, realizou-se, este ano, na Quinta das Cruzadas, em Sintra. A revista O Instalador foi media partner do evento, e marcou presença com stand próprio.
Como já é habitual neste Fórum, foi um dia repleto de negócios, com centenas de pessoas a visitar a área de stands, onde as empresas expositoras tiveram oportunidade de apresentar e dar a conhecer produtos, soluções e sistemas na área da climatização, AQS, renováveis e energia. Ao todo, foram mais de 40 as marcas presentes. Sob o tema "Tecnologia em Casa", na mostra de produtos os fornecedores tiveram oportunidade de apresentar as novidades do mercado, nomeadamente produtos com integração de tecnologias smart, que permitem não só o controlo à distância, como também uma maior poupança e eficiência energética.
Durante todo o dia, tiveram lugar inúmeras palestras, dedicadas a temáticas atuais relacionadas com o setor. Uma das grandes novidades desta mostra foi o novo parceiro da Sanitop em ventilação: a Aldes. Líder de mercado na Europa, esta marca é atualmente representada em Portugal em exclusividade pela Sanitop na área da ventilação residencial. Com soluções inteligentes (home connected) e equipamentos de última geração, as suas soluções conferem às habitações um excelente rendimento, dada a sua tecnologia de recuperação de energia.
Espaço de exposiçao de empresas
Uma das palestras a que O Instalador assistiu foi a da Caleffi, dedicada ao tema das novas tecnologias dinâmicas para controlo de sistemas de climatização.
«Dependendo do tipo de instalação, dos aparelhos colocados e do tipo de controlo que se deseja realizar, são necessários dispositivos de balanceamento específicos», afirmou, lembrando que a Caleffi propõe uma linha completa de produtos e que está acessível no site da marca.
Nestas condições de conforto, os mecanismos fisiológicos do corpo humano «atuam de forma correta no controlo da temperatura interna, através da troca de energia térmica e vapor de água com o espaço envolvente. A situação ideal de referência é denominada “neutralidade térmica”, em que o indivíduo não experiencia sensações de calor nem de frio».
Lembrou ainda que a climatização permite controlar a temperatura, a humidade relativa e a velocidade do ar dos ambientes habitados, sejam quais forem as condições climáticas exteriores e o período do ano. «Os organismos ASHRAE, REHVA e ISO elaboraram normas específicas para a obtenção do conforto térmico, que servem de referência às leis nacionais e internacionais aplicadas em matéria de climatização», adiantou. Saiba mais em: www.caleffi.com/portugal/pt.
Também a Solzaima promoveu uma palestra neste Fórum Sanitop 2019 sobre “novidades na tecnologia nos equipamentos a biomassa”.
A Solzaima equipa anualmente mais de 20 mil habitações com soluções de aquecimento a biomassa. Saiba mais aqui: www.solzaima.pt.
Já a Panasonic apresentou ao público o tema “Tecnologia de bombas de calor na ‘Casa do Futuro’”.
As bombas de calor ar-água Panasonic Aquarea proporcionam, assim, «a máxima eficiência e capacidade mesmo a -20º de temperatura exterior, criando um conforto perfeito em qualquer condição». Acresce ainda o lado ecológico, visto que pode ser ligada a painéis solares.
Por fim, a Panasonic lembrou que «a bomba de calor é o sistema mais amigo do ambiente no setor do ar condicionado. Sem combustíveis poluentes e sem processo de combustão, quase não há gases nocivos no processo de obtenção de calor, que possa afetar saúde ou o meio ambiente». Em 2011 foi considerado o sistema mais limpo pela Greenpeace. Saiba mais aqui: www.aircon.panasonic.eu/PT_pt/.
Entre outras apresentações que decorreram no Fórum Sanitop 2019, destacamos:
SANITOP
Fundada em 1993, a Sanitop assume-se como líder na distribuição a nível nacional de materiais para instalações sanitárias e de climatização, com o foco na eficiência energética, energias renováveis, conforto e soluções para reabilitação.
A Sanitop está no mercado para proporcionar as melhores soluções técnicas e não apenas para vender produtos isolados. Este posicionamento exige muito rigor na escolha dos parceiros fornecedores. A marca representa em exclusividade mais de duas dezenas de fabricantes europeus em Portugal, integrando as seguintes áreas:
O apoio ao cliente sustentado na proximidade sempre foi uma prioridade para a Sanitop. A marca tem atualmente uma rede nacional de mais de 20 pontos de venda, entre centros de atendimento a profissionais e showrooms, além de uma vasta equipa comercial, presente de norte a sul do país (continente e ilhas).
Com um grande foco no cliente, a Sanitop dispõe de uma equipa de colaboradores altamente profissionais e especializados, com competências técnicas e comerciais, em diversas áreas, entre elas:
Durante o evento, Johan Stevens, diretor geral da Sanitop, fez questão de, também ele, deixar uma mensagem a todos os profissionais presentes, destacando a importância da inovação no seu setor. De espírito positivo, referiu que os próximos dois anos serão prósperos para o mercado e, por isso, acompanhar as tendências e novidades é muito importante, revelando ainda que a Sanitop quer ser o parceiro dos profissionais neste sentido. «Na Sanitop acreditamos que este tipo de soluções vai permitir diferenciarmo-nos e sobretudo criar mais valor, tanto para o instalador profissional como para o cliente final», revela o responsável que acredita que, neste último caso, será sobretudo a nível de conforto, eficiência energética e conectividade.
Com a sua empresa a crescer acima do mercado e com o aumento da sua quota de mercado, Johan Stevens agradeceu a todos os presentes esta conquista: «Obrigado a todos por este excelente resultado em conjunto», deixando a disponibilidade da sua empresa para o suporte total ao seus clientes, não apenas na oferta de novas soluções, mas também na formação em novas áreas, no suporte após venda, entre muitas outras áreas asseguradas pela sua proposta de valor.
Saiba mais em: www.sanitop.pt.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal