Abrantes: oliveira milenar do Mouchão em Mouriscas candidata a Árvore do Ano 2020
A árvore é finalista ao concurso nacional que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano.
Em comunicado, a Câmara de Abrantes, entidade que indicou à organização do concurso a Oliveira mais antiga de Portugal, apela a todos os cidadãos que participem votando nesta árvore com mais de 3350 anos.
A votação decorre até às até às 23h59 (hora portuguesa) do dia 1 de dezembro de 2019. Votação pode ser feita aqui.
De acordo com as regras de votação, elaboradas pela organização, cada pessoa só poderá votar uma vez, sendo que o votante seleciona duas árvores e confirma o voto com uma conta de e-mail válida.
O Concurso Nacional Árvore de Ano é organizado pela União da Floresta Mediterrânica, organização de Produtores Florestais que representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português.
Este ano, das 35 candidaturas recebidas, o júri constituído por António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), Rui Queirós (ICNF - processos de classificação de Arvoredo de interesse público) e António Gonçalves Ferreira (presidente da UNAC), selecionaram as 10 árvores que serão sujeitas a votação.
Cada uma destas árvores tem uma história e neste concurso ela é valorizada, tendo em conta o papel que tem da comunidade onde se encontra.
A apresentação pública dos resultados acontecerá no dia 2 de dezembro.