Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EPAL vai produzir a sua própria energia, 100% renovável

O Instalador02/12/2019
Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da EPAL, com o apoio de empresas e instituições de referência - INESCTEC, IST, TUV e INEGI -, o projeto permitirá que a empresa venha a alcançar a neutralidade de emissões, produzindo a sua própria energia a partir de fontes renováveis, através da instalação de centrais de produção de energia hidroelétrica nas suas condutas de água, eólica e fotovoltaica, retirando ainda partido do storage nos reservatórios existentes.
Imagen

A EPAL tem como objetivo, até 2025, tornar-se o primeiro operador mundial do setor da água energeticamente neutro, reforçando a sua eficiência energética, produzindo energia elétrica a partir de fontes renováveis, resultando na eliminação 38 mil toneladas de emissões de CO2. Uma estratégia alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Nações Unidas e o Roteiro Nacional de Baixo Carbono 2050.

A empresa sublinha que o setor das águas é responsável por um consumo de energia elétrica superior a 1000 GWh/ano, valor correspondente a mais de 2 % do consumo total de energia elétrica do país. O Grupo Águas de Portugal consome cerca de 700 GWh/ano, dos quais 140 GWh/ano são consumidos na EPAL, representando cerca de 0,3% do consumo nacional de energia elétrica.

Recorde-se que a Academia das Águas Livres da EPAL lançou, no passado dia 26 de novembro, o Curso Avançado de Energias Renováveis no Setor da Água, o qual reúne a reconhecida competência de 10 entidades formadoras, como a NOVA SBE, a NOVA FCT, o IST, a LISBOA e-nova, a ADENE, o INESCTEC, o INEGI, a TUV Rheinland, a AdP Energias e a própria EPAL, para reforçar as competências dos quadros portugueses para liderarem o processo de Ação Climática, promovendo o aumento de competividade das empresas nacionais do setor. A sessão de abertura do curso contou com a presença do ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial