A Universidade do Minho é a melhor instituição portuguesa e a 55ª no mundo no “UI GreenMetric World University Rankings 2019”, que avalia a sustentabilidade ambiental de 780 universidades de 85 países.
A UMinho é líder nacional desde 2017, quando se estreou na lista, e sobressai este ano nos indicadores de energia e alterações climáticas, resíduos, educação e investigação.
O pódio inclui as universidades de Wageningen (Holanda), Oxford (Reino Unido) e Califórnia Davis (EUA). Há quatro academias britânicas no top 10.
“Os resultados demonstram que a sustentabilidade ambiental é uma marca identitária da UMinho, faz parte de um compromisso estratégio de liderança nesta área e pretende construir uma comunidade mais saudável, vibrante e participativa, com vista a um futuro melhor”, salienta a Universidade.
E acrescenta que estes resultados “revelam também o esforço da instituição em prol do desenvolvimento sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, bem como nas suas práticas internas, políticas e procedimentos”.
O reitor Rui Vieira de Castro refere que as instituições de ensino superior têm “uma responsabilidade adicional” na sustentabilidade, considerada “a única solução para os desafios globais” segundo entidades como as Nações Unidas, o Fórum Económico Mundial e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.
A UMinho também surge como a melhor instituição de Portugal, a terceira ibérica e a 83ª no mundo a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, segundo a primeira edição do “THE Impact Rankings”.
A publicação da Times Higher Education destaca esta academia nos indicadores de parcerias, educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis, saúde de qualidade e indústria, inovação e infraestruturas.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal