Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Siemens ajuda a combater escassez de água em projeto de dessalinização em Cabo Verde

Siemens26/12/2019
Acciona confia em tecnologia Siemens para centrais de dessalinização das ilhas do Sal e São Vicente.
Imagen

A Siemens foi o parceiro escolhido pela Acciona Portugal para fornecer e instalar os sistemas de comando e controlo das centrais de dessalinização de água do mar das ilhas do Sal e São Vicente, em Cabo Verde.

Cada uma destas centrais, que utiliza a eficiente tecnologia de osmose inversa, fornece 10.000m3 de água potável por dia, abastecendo uma população de 100.000 habitantes.

A solução integrada de instrumentação e automação que as equipas de engenharia da Siemens instalaram nestas centrais permite que estas operem de forma totalmente automática e autónoma, e que sejam monitorizadas remotamente, permitindo fazer manutenção preditiva, reduzindo custos e aumentando a fiabilidade geral dos sistemas.

“Em Cabo Verde, a dessalinização da água do mar tem vindo a ajudar a combater a escassez de água potável e a seca. É por isso, para a Siemens, extremamente importante ter feito parte de dois projetos que estão a ter um impacto muito positivo na vida das pessoas que vivem e visitam estas ilhas”, afirmou António Mira, responsável pela área da Indústria da Siemens Portugal.´

“Através deste projeto, é possível fazer um controlo mais simples e flexível da produção de água potável, gerir de forma centralizada os dados operacionais e os sistemas informáticos, bem como fazer uma gestão mais eficiente dos ativos, otimizando a manutenção e reduzindo os tempos de paragem dos equipamentos” acrescentou o responsável da Siemens.

Para Emanuel Correia, Managing Director da Acciona Água Portugal, “foi um privilégio para a empresa ter sido adjudicatária da construção destas duas centrais de dessalinização, tendo podido contribuir ativamente para a melhoria e bem-estar da população destas duas ilhas. A colaboração e a parceria levada a cabo com a Siemens Portugal fizeram com que se conseguisse dotar estas instalações com a melhor tecnologia disponível a nível de automação e comando, permitindo a operação e manutenção das mesmas com grande segurança e fiabilidade”.

A intervenção da Siemens nestas duas centrais, que se encontram já em plena operação, incluiu o desenvolvimento e fornecimento de todo o projeto de automação e comando e também do software e hardware de automação, sustentados pela plataforma de controlo distribuído SIMATIC PCS7.

O SIMATIC PCS7 é um sistema de automação de processos destinado à flexibilização, escalabilidade, disponibilidade e segurança de infraestruturas industriais, ajudando as indústrias de processo na sua transformação digital através de hardware e software inovadores.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial