Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

INEGI e EPAL colaboram para dotar profissionais do setor da água de competências em energias renováveis

O Instalador14/01/2020

O INEGI é uma das entidades parceiras do "Curso Avançado de Energias Renováveis no Setor da Água”, promovido pela Academia das Águas Livres da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres.

Imagen

O curso, que já está a decorrer, conta com formadores do Instituto para proporcionar competências técnicas e de gestão no domínio das energias renováveis, nomeadamente da energia eólica.

Como explica José Carlos Matos, diretor da área de Energia Eólica do INEGI, “a energia eólica tem um papel importante no contexto da transição energética e da descarbonização, integrada no sistema elétrico, e até em complementaridade com outras fontes, pelo que conhecer melhor este recurso é indispensável para os gestores e agentes do setor da água. Isto porque é um setor que se destaca por representar 2% do total de consumo elétrico do país e que chega a dedicar 50% dos seus custos operacionais a gastos com energia”.

Cobrindo as diversas energias renováveis, nomeadamente fotovoltaica, solar térmica, eólica, hídrica e biogás, o programa deste curso está orientado para as especificidades do setor e envolve profissionais do setor da água fortemente envolvidos em projetos de investimento, na operação e na manutenção de energias renováveis.

O módulo de energia eólica será lecionado durante o segundo semestre e contemplará toda a cadeia de produção de energia, abordando aspetos desde a caracterização do vento e estimativa da produção, à seleção de locais para o desenvolvimento de projeto, design de parques eólicos e seleção de tecnologias, entre outros.

"Além de dotar os participantes de conhecimentos técnicos, pretendemos ainda dar-lhes uma de visão de futuro e sentido crítico para melhor otimizarem a gestão energética das suas operações e tomarem decisões a longo prazo”, afirma José Carlos Matos.

Ana Maria Sousa, responsável pela área de Formação Avançada do INEGI, acrescenta ainda: “com mais de 25 anos de experiência no setor da energia eólica a prestar serviços em todos os pontos da cadeia de valor, encontramo-nos na posição singular de proporcionar programas de formação que vão de encontro às reais necessidades da indústria, disponibilizando o melhor do nosso conhecimento baseado na realidade com que lidamos todos os dias”.

REVISTAS

Profei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial