Soluções de Elevação, Unipessoal, Lda. (Soluções Geda)

InterConnect: o projeto que vai permitir a digitalização do sistema elétrico

O Instalador11/02/2020
O InterConnect é o maior projeto colaborativo europeu que vai permitir digitalização do sistema elétrico baseada numa arquitetura internet das coisas (IoT) que, contemplando tecnologias digitais (inteligência artificial, blockchain, cloud e big data), garanta a interoperabilidade entre equipamentos, sistemas e a privacidade/cibersegurança dos dados dos utilizadores.
foto

Este projeto, que vai receber um financiamento de 36 milhões de euros, vai ser coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), sob a supervisão da ANI - Agência Nacional de Inovação, entidade responsável pelo acompanhamento, apoio e monitorização do atual programa comunitário Horizonte 2020.

Com uma duração de quatro anos, o projeto divide-se em oito grandes áreas de atuação: edifícios e redes elétricas, big data, cibersegurança, estandardização, ontologia, plataformas digitais, IoT e cloud.
O InterConnect vai desenvolver soluções para uma digitalização dos edifícios e do sistema elétrico baseada em arquiteturas para a internet das coisas (IoT) que, através de diversas plataformas digitais, e utilizando uma ontologia universal chamada SAREF, garanta a interoperabilidade entre equipamentos e sistemas, ao mesmo tempo que assegura a privacidade e a cibersegurança dos dados dos diferentes utilizadores.
Reguladores e decisores políticos, utilizadores finais (domésticos e proprietários de edifícios), desenvolvedores (PME e startups) e integradores vão beneficiar destas soluções avançadas que vão estar disponíveis nos demonstradores ao longo do projeto e depois deste terminar, a partir de 2023, no mercado.
O InterConnect vai desenvolver soluções para uma digitalização dos edifícios e do sistema elétrico baseada em arquiteturas para a internet das coisas (IoT)
Para além dos desenvolvimentos tecnológicos que vão ser realizados pelos 51 parceiros que compõem o consórcio, o projeto vai potenciar também expandir o ecossistema de inovação a outros players, ao oferecer oportunidades a empreendedores através de Open Calls. O projeto vai lançar três calls ao longo do projeto para que 42 projetos inovadores sejam selecionados – 14 protótipos e 28 demonstradores de pequena escala – para cooperarem com o projeto na missão de criar soluções interoperáveis para utilizadores, edifícios e para a rede elétrica.
Sete demonstradores de larga escala vão ser instalados em Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Grécia e França
Liderado pelo INESC TEC, e com a coordenação técnica de inovação da instituição de I&D holandesa TNO, o consórcio do InterConnect é composto por seis tipologias diferentes de parceiros: I&D e consultoria, fabricantes e associações, fornecedores de serviços de IoT /ICT, operadores de rede elétrica (DSOs), retalhistas e utilizadores finais.
Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Toyotomi Ar Condicionado - Japan
Efcis série Jade o AR condicionado com purificador ARClimamed del 10 al 12 de enero 20201Panasonic Apenas 779 mm20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0O Instalador Acompanhe no FacebookAdene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+O InstaladorSolar Market Parity PortugalVulcano: o parceiro certo para um apoio totalTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubreO Instalador

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial