Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

InterConnect: o projeto que vai permitir a digitalização do sistema elétrico

O Instalador11/02/2020
O InterConnect é o maior projeto colaborativo europeu que vai permitir digitalização do sistema elétrico baseada numa arquitetura internet das coisas (IoT) que, contemplando tecnologias digitais (inteligência artificial, blockchain, cloud e big data), garanta a interoperabilidade entre equipamentos, sistemas e a privacidade/cibersegurança dos dados dos utilizadores.
Imagen

Este projeto, que vai receber um financiamento de 36 milhões de euros, vai ser coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), sob a supervisão da ANI - Agência Nacional de Inovação, entidade responsável pelo acompanhamento, apoio e monitorização do atual programa comunitário Horizonte 2020.

Com uma duração de quatro anos, o projeto divide-se em oito grandes áreas de atuação: edifícios e redes elétricas, big data, cibersegurança, estandardização, ontologia, plataformas digitais, IoT e cloud.
O InterConnect vai desenvolver soluções para uma digitalização dos edifícios e do sistema elétrico baseada em arquiteturas para a internet das coisas (IoT) que, através de diversas plataformas digitais, e utilizando uma ontologia universal chamada SAREF, garanta a interoperabilidade entre equipamentos e sistemas, ao mesmo tempo que assegura a privacidade e a cibersegurança dos dados dos diferentes utilizadores.
Reguladores e decisores políticos, utilizadores finais (domésticos e proprietários de edifícios), desenvolvedores (PME e startups) e integradores vão beneficiar destas soluções avançadas que vão estar disponíveis nos demonstradores ao longo do projeto e depois deste terminar, a partir de 2023, no mercado.
O InterConnect vai desenvolver soluções para uma digitalização dos edifícios e do sistema elétrico baseada em arquiteturas para a internet das coisas (IoT)
Para além dos desenvolvimentos tecnológicos que vão ser realizados pelos 51 parceiros que compõem o consórcio, o projeto vai potenciar também expandir o ecossistema de inovação a outros players, ao oferecer oportunidades a empreendedores através de Open Calls. O projeto vai lançar três calls ao longo do projeto para que 42 projetos inovadores sejam selecionados – 14 protótipos e 28 demonstradores de pequena escala – para cooperarem com o projeto na missão de criar soluções interoperáveis para utilizadores, edifícios e para a rede elétrica.
Sete demonstradores de larga escala vão ser instalados em Portugal, Bélgica, Alemanha, Holanda, Itália, Grécia e França
Liderado pelo INESC TEC, e com a coordenação técnica de inovação da instituição de I&D holandesa TNO, o consórcio do InterConnect é composto por seis tipologias diferentes de parceiros: I&D e consultoria, fabricantes e associações, fornecedores de serviços de IoT /ICT, operadores de rede elétrica (DSOs), retalhistas e utilizadores finais.
Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial