Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugal testa tecnologia inovadora de redes inteligentes em clientes residenciais e empresariais

O Instalador13/02/2020
Fase de implementação arranca nas localidades de Alcochete, Caldas da Rainha, Mafra e Valverde.
Imagen

O projeto InteGrid, coordenado pela EDP Distribuição tem a participação de 14 parceiros europeus e um investimento de cerca de 15 milhões de euros. Pretende-se testar soluções inovadoras, que melhorem o funcionamento da rede elétrica a um total de 175 participantes residenciais e empresariais.

Os participantes selecionados irão beneficiar da instalação de equipamentos de medição inteligente, desenvolvidos para permitir uma maior interação e disponibilização de dados na rede elétrica.

Depois de uma fase de teste, o projeto será agora implementado, ao nível da rede de média tensão, em 25 instalações em Mafra, incluindo consumidores industriais, parques eólicos e unidades de cogeração. Na rede de média tensão será feita a integração de unidades de medida avançada (RTU- Remote Terminal Unit), a partir dos quais os geradores e consumidores de média tensão podem obter informação sobre os seus perfis energéticos, otimizando os seus processos e contribuindo para a gestão da rede de distribuição, em caso de constrangimentos técnicos.

Na baixa tensão, as soluções HEMS (Home Energy ManagementSystems) estão a ser instaladas nas casas de 150 clientes das localidades de Alcochete, Caldas da Rainha, Mafra e Valverde. Este sistema permite controlar equipamentos inteligentes, desde painéis solares e baterias, veículos elétricos e eletrodomésticos.

Através de uma App, o utilizador pode agendar o funcionamento de equipamentos como, por exemplo, ar condicionado ou máquinas de lavar a roupa, gerindo, deste modo, de forma mais eficiente a sua utilização, beneficiando da melhor tarifa e aproveitando a energia autoproduzida através dos painéis fotovoltaicos, gerando ganhos de eficiência.

“O projeto InteGrid suporta-se numa infraestrutura de rede inteligente, desenvolvendo funcionalidades adicionais, com vista a uma melhoria da eficiência da gestão da rede de distribuição, possibilitando também o desenvolvimento de novos modelos de negócio no setor. Entre os principais desenvolvimentos do projeto, destaca-se o Grid and Market Hub, uma plataforma centralizada para troca de informação entre o Operador da Rede de Distribuição, os consumidores, produção e agentes de mercado, de forma a operar a rede deforma eficiente e fiável, bem como o HEMS, o sistema que permite aceder digitalmente a informações sobre o consumo e produção de eletricidade, controlando os seus consumos, custos e impacto ambiental, os inversores inteligentes e os carregadores de veículos elétricos. A modernização da rede é essencial para a transição energética e para a descarbonização e projetos como o InteGrid são essenciais para continuarmos a traçar este caminho da digitalização da rede elétrica”, afirma Ricardo Mendes André, Coordenador do Projeto, da EDP Distribuição.

“Num futuro breve e através destas novas ferramentas e fontes de informação, o consumidor terá acesso a novos serviços energéticos, em novos modelos de negócio, em que o próprio poderá participar e maximizar a utilidade dos seus recursos energéticos. A microprodução e a automatização dos ‘equipamentos flexíveis’ como os eletrodomésticos inteligentes, carros elétricos e sistemas de baterias irão ter um impacto crescente no aumento da eficiência energética da rede e na maior participação das energias renováveis em todo o sistema”, conclui Ricardo Bessa, Coordenador Técnico do Projeto, INESC TEC.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial