Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Revista O Instalador marcou presença no evento que decorreu na capital dinamarquesa

Daikin apresentou em Copenhaga o VRV 5 S

Reportagem: Ana Clara | Jornalista e Diretora

Em Copenhaga

14/02/2020

Teve lugar entre 5 e 7 de fevereiro, no espaço de conferências Øksnehallenem, em Copenhaga, Dinamarca, o VRV Summit 2020, promovido pela Daikin. Durante o evento foi apresentado o novo VRV 5 S, uma solução de última geração que utiliza o refrigerante R-32 e com assinatura Bluevolution. Proporciona mais economia de energia, eficiência e opções de instalação, sendo mais um passo no caminho da redução de emissões de CO2, em direção a um melhor ambiente.

Imagen

No ‘Daikin VRV Summit 2020’, que contou com a presença de 500 convidados, a marca revelou os objetivos estipulados para atingir emissões zero de CO2 em todas as atividades comerciais, produtos e serviços até 2050.

Durante a iniciativa foram vários os temas em discussão: desde a economia circular e a estratégia Daikin 2050, passando pela estratégia no VRV e as exigências do mercado, recuperação e processamento dos fluidos frigorigéneos, importância da qualidade do ar interior e da ventilação, unidades exteriores “invisíveis” para os centros históricos das cidades, elevada prestação de serviços e poupança energética através da monitorização e manutenção preditiva e projetos sustentáveis com sistemas VRV para produção de água quente.

O evento começou com a descrição sobre a dimensão do mercado AVAC e a procura de VRF em todo o mundo. Atualmente as previsões, em termos de crescimento anual, entre 2016-2023, apontam para os 12%, com a venda de 2.000.000 unidades. A China é o maior mercado, sendo a Turquia o maior mercado na Europa, seguindo-se a França, Itália e Reino Unido.

Sobre os desafios futuros e a visão global da Daikin, a marca subscreve os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a atingir até 2030. É nesse pressuposto que assenta toda a tecnologia e produtos da marca.

Espaço de conferências Øksnehallenem, em Copenhaga, onde decorreu a conferência
Espaço de conferências Øksnehallenem, em Copenhaga, onde decorreu a conferência

Como abordar os projetos de edifícios ecológicos? À pergunta feita na conferência, a Daikin aconselha os profissionais a identificar os potenciais projetos na fase inicial: os novos projetos de BREEAM são registados no GBL (Green Book Live), que está disponível publicamente; o LEED também tem uma base de dados própria de projetos candidatos. Além disso, é essencial contactar o investidor/arquiteto/assessor do edifício ecológico. A Daikin sugere ainda a utilização de materiais disponíveis (por exemplo o Guia de vendas de consultoria para esquemas de sustentabilidade) para promover recursos VRV em esquemas de edifícios ecológicos.

A marca tem uma plataforma exclusiva de famílias BIM de livre acesso onde podem serem descarregados todos os objetos BIM da gama de produtos VRV Daikin, acessível através deste link: https://www.daikin.pt/pt_pt/installers/software-downloads/bim.html.

Pode ainda aceder ao software de seleção VRV Xpress via web, acessível a partir de qualquer local.

Falar de Economia Circular é falar de sustentabilidade. Foi esta mensagem que a Daikin também quis passar em Copenhaga. Como podemos criar um ciclo de materiais e produtos? Para a marca, é essencial Reciclar (transformar o desperdício num material reutilizável) mas também Refazer (a reconstrução de um produto utilizando uma combinação de peças reutilizadas, reparadas e novas). Além disso, é fundamental Redistribuir/Reutilizar (utilizar novamente ou mais do que uma vez, normalmente noutro mercado ou por outro utilizador).

VRV 5 S

Um dos momentos altos do Daikin VRV Summit 2020 foi o lançamento do novo VRV 5 S, que estará disponível a partir de setembro em Portugal.
O novo VRV 5 S
O novo VRV 5 S

A Daikin garante que o seu VRV 5 S é o primeiro sistema VRF do mercado a R32 cuja instalação é tão simples quanto um sistema equivalente a R410A, pois já incorpora de fábrica todos os dispositivos de segurança que permitem o cumprimento da legislação relativa a toxicidade e inflamabilidade.

Entre algumas das suas principais características, destaque para a redução de CO2 graças ao uso do refrigerante R-32, um refrigerante monocomponente, fácil de reutilizar e reciclar, um permutador de calor exclusivo de 3 fiadas, grelha com design especial, um novo desenho do invólucro com 4 pegas para facilitar o transporte, dimensões compactas e compressor swing exclusivo Daikin.

Esta última adição à gama Bluevolution da Daikin foi desenvolvida e especificamente concebida para o refrigerante R32.

Disponível nas versões monofásica e trifásica, as novas unidades externas podem suportar um comprimento de tubagem até 300m e um desnível até 50m.
As novas unidades interiores estão disponíveis em cinco tipos: cassete de round flow, cassete totalmente plana, condutas de baixo perfil, unidade de condutas de média pressão estática e mural.
No evento teve lugar uma exposição de produtos da Daikin
No evento teve lugar uma exposição de produtos da Daikin

Daikin: sustentabilidade foi a palavra de ordem em Copenhaga

Copenhaga é uma das cidades mais verdes do Mundo. Cercada por água e parques, aqui combinam-se soluções sustentáveis com crescimento e qualidade de vida. Foi Capital Verde da Europa em 2014 e pretende tornar-se na primeira capital neutra em carbono do mundo até 2025.

Foi também com estes pressupostos que a Daikin quis passar uma mensagem de sustentabilidade aos 500 convidados que assistiram ao Daikin VRV Summit 2020.

Por isso mesmo, todos os convidados deslocaram-se através da rede pública de transportes durante os três dias do evento, uma estrutura que funciona na cidade de forma eficaz e sustentável.

De assinalar também que o papel não teve lugar na conferência. Em vez das tradicionais pastas com os programas da iniciativa impressos, a Daikin disponibilizou a cada participante um tablet, onde cada um pôde acompanhar as apresentações ao longo de todo o dia.

Um sinal claro que a marca dá rumo a uma economia mais verde e sustentável.

foto

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial