Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energia eólica produz 15% da eletricidade consumida na Europa em 2019

O Instalador24/02/2020

A energia eólica produziu 15% da eletricidade consumida na Europa em 2019, ano em que foram instalados geradores adicionais com capacidade de 15 gigawatts (GW), informou recentemente a associação WindEurope, observando que o progresso é insuficiente cumprir o Pacto Verde europeu.

Imagen

O velho continente já possui 205 GW de capacidade eólica um recorde em termos de instalações, sobretudo devido ao lançamento no ano passado de 15,4 GW, dos quais 3,6 GW nas plataformas que foram levantadas ao longo da costa.

Em 2019, essa energia cobriu 15% da procura da eletricidade na UE dos 28 Estados-membros (depois de cobrir 14% em 2018 e 11,6% em 2017, com fortes disparidades entre os países).

O Reino Unido liderou, com 2,4 GW instalados em terra e no mar, seguido pela Espanha com 2,3 GW de terra, um salto inédito em desde 2009.

Segue-se a Alemanha, com 2,2 GW em terra e mar, e Suécia e França, com 1,6 GW e 1,3 GW, respetivamente, apenas em terra.

A Alemanha, que foi o motor do continente durante muito tempo, está em declínio: o nível de novas conexões com parques eólicos offshore foi o mais baixo desde 2000 (1,1 GW), sublinhou a WindEurope.

A Alemanha “anunciou muito poucos novos investimentos e indicou que o ano que vem não será muito melhor”, afirmou a associação.

No total, houve mais 27% de novas instalações em comparação com 2018, a segunda melhor marca registada. No entanto, esse ritmo “devia ser duplicado para se alcançar os objetivos” do Pacto Verde da Comissão Europeia e as metas da neutralidade carbónica em 2050, alerta o WindEurope.

“A Europa não constrói parques eólicos suficientes”, disse o presidente daquela associação, Giles Dickson. A expansão dessa energia “requer uma nova abordagem, em termos de planeamento e concessões, mas também de investimentos contínuos nas redes. Cabe à UE garantir que elas são ambiciosas e concretas”, acrescentou Dickson.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial