Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grupo GIA: “a Giatsu e a HTW são hoje duas marcas de referência no setor da Climatização e AQS”

Texto: Ana Clara | Jornalista e Diretora; Fotos: Grupo Gia23/03/2020

O Grupo Gia assume-se como a melhor solução para cobrir todas as necessidades de climatização e águas quentes sanitárias (AQS). Francisco Sanz, CEO e fundador da empresa, conduz-nos numa viagem ao centro da atividade do Grupo Gia.

Francisco Sanz, CEO do Grupo Gia
Francisco Sanz, CEO do Grupo Gia

“Nestes 10 anos estamos felizes em dizer que superamos em muito as expectativas que tínhamos quando a empresa começou a atividade”, começa por realçar o responsável.

A empresa criou duas marcas “que são hoje referências no nosso setor (a Giatsu e a HTW), que se consolidam nos principais distribuidores e clientes a nível nacional. Internacionalizámo-nos progressivamente e crescemos à medida que as oportunidades foram surgindo. Em primeiro lugar, nos países vizinhos até à criação de uma Divisão Internacional em 2019, para poder chegar a 31 países”.

Francisco Sanz destaca "os bons resultados em Portugal, onde o GRUPO GIA vendeu 250.000 unidades em menos de 10 anos, conseguindo também um crescimento de vendas superior a 20% no último ano, atingindo um volume de negócios superior a 8 milhões de euros". "A nossa marca Giatsu já é reconhecida como líder no mercado de ar condicionado e água quente doméstica e a HTW continua a expandir-se, com um volume de negócios anual de 4,6 milhões de euros e uma perspetiva espetacular para o futuro. Além disso, temos a nossa própria equipa de vendas e serviço SAT, já que nosso objetivo é oferecer um ótimo serviço e atendimento ao cliente", acrescenta.

O CEO do Grupo Gia afirma que a empresa conta com "uma equipa de 80 profissionais e pessoas dedicadas que, em conjunto, conseguiram tornar-se no principal importador de produtos de ar condicionado em Espanha, com uma quota de mercado de 17,5%. Um esforço que conseguiu sustentar o Grupo GIA como um dos pioneiros no seu setor, alcançando um volume de negócios de 44 milhões de euros no último ano, graças à confiança dos nossos clientes".

As marcas

Sobre as marcas, Sanz refere que "ambas trabalham num portfolio muito completo". "A nossa marca Giatsu (com a selo Professional Comfort Solutions) é especializada e exclusiva na distribuição profissional, por isso os seus produtos não podem ser encontrados através de outros clientes. Por outro lado, a HTW (Quality Comfort Everywhere) é comercializado nos dois canais principais, Profissional e Retalho, e pode ser encontrado em grandes empresas nacionais".

As duas marcas "têm um ótimo serviço pós-venda: atendimento especializado ao cliente e garantias. O nosso SAT, centralizado na sede, em Montmeló, conta com uma rede de técnicos em Espanha e Portugal com mais de 150 profissionais, que assistem aos problemas em menos de 48 horas. Oferecemos também uma garantia de 3 anos em todos os nossos produtos e de 5 anos no compressor.

No que diz respeito à gama, "ambas as marcas têm uma grande variedade de produtos dos principais segmentos de ar condicionado e água quente sanitária: gama de água, gama especializada, gama doméstica, gama HPWH, gama industrial, gama de escritório, gama portátil, gama de ventilação, comandos e acessórios".

O responsável adianta que "a nossa principal novidade em ambas as marcas é o aumento de potência em diversas gamas e as soluções aerotérmicas. Como uma empresa ambientalmente consciente, somos responsáveis por encontrar soluções cada vez mais eficientes e menos prejudiciais. E isto envolve a criação de produtos que funcionam com gás R32 ou energia aerotérmica, duas das melhores soluções a este respeito nos dias de hoje".

A principal novidade que o Grupo Gia destaca é o modelo V10 do VRF (sistema de fluxo variável) com grandes benefícios:
  • Maior eficiência no aquecimento e arrefecimento, graças ao seu compressor com tecnologia de vapor melhorada
  • Sistema de Gestão de Energia (EMS)
  • Monitorização da quantidade de refrigerante em tempo real
  • Ampla faixa de temperatura de operação: de -25°C a 48°C.

Mercado ibérico

Sobre o mercado ibérico, Francisco Sanz refere que o Grupo Gia "é o primeiro importador nacional de produtos de ar condicionado e isso não seria possível se não tivéssemos uma venda correspondente. É por isso que estamos presentes nos principais distribuidores e instaladores (setor profissional) e nos mais reconhecidos operadores retalhistas, tanto em Espanha como em Portugal".

Para o CEO da empresa “o nosso plano estratégico de vendas está focado em fortalecer ainda mais a nossa presença internacional, destacando-se países como Portugal e Itália, onde já estamos estabelecidos e promoveremos ainda mais as nossas ações nos canais e dar-nos a conhecer. É nesta linha que vamos trabalhar a médio e longo prazo, para que os profissionais do setor e o cliente final conheçam todas as nossas soluções e, claro, as nossas marcas”.

Imagen

"Estamos também a melhorar a visibilidade da nossa marca nos meios de comunicação (online e offline), nas redes sociais e no ponto de venda. Queremos chegar aos nossos parceiros, colaboradores e ao utilizador final. Trabalhamos para oferecer todas as ferramentas e comunicação para ajudar o cliente a detetar as suas necessidades reais e cobri-las com o produto mais adequado em cada caso. E, para isso, é necessário informar e estar presente no ponto de venda, nos principais meios de comunicação social do setor e nas redes sociais", sustenta Francisco Sanz.

No caso específico de Portugal, a empresa aumentou a equipa de forma a prestar o melhor serviço possível aos parceiros, com formação, comunicação, eventos, etc. “Portanto, nossa estratégia de marketing no país será focada em 3 áreas: relacionamento com o distribuidor, presença nos órgãos de comunicação social do setor e presença de destaque nos pontos de venda”.

Prioridade: formação contínua

Francisco Sanz afirma que uma das prioridades neste ano de 2020 é a formação contínua e adequada aos clientes. “Por este motivo, o departamento de gestão de produtos e marketing está atualmente a preparar apresentações de todas as gamas e produtos e a formar todos os nossos gestores de vendas. Por outro lado, estamos a concluir a preparação de datas para eventos de formação com os nossos principais clientes e para qualquer pessoa que queira saber mais sobre os nossos produtos e marcas”.

“As nossas apresentações aos clientes concentram-se numa revisão geral da gama e também nas principais características diferenciais dos produtos, especialmente os novos. Por outro lado, fornecemos formação técnica através do departamento SAT sobre os principais problemas e como resolvê-los, bem como informações genéricas e úteis sobre ar condicionado e produtos AQS”, informa.

Atualmente o Grupo Gia conta com uma equipa de vendas em Lisboa e outra no Porto, que trabalha tanto as marcas HTW como a Giatsu, numa gestão eficiente também da rede de distribuição.

"Temos, assim, uma maior presença em Lisboa e no Porto, embora tenhamos também grandes acordos nacionais com operadores do setor, que trabalham em todo o país. Este ano, com o aumento da equipa, esperamos também superar o número de clientes e, portanto, a presença nacional", sustenta.

Objetivos

O responsável salienta que, no que respeita aos objetivos para este ano, "eles são muito ambiciosos, tanto em termos quantitativos como qualitativos. A empresa está em expansão e temos um ano à nossa frente para enfrentar grandes desafios". "Vamos continuar a apostar e a crescer com a nossa marca Giatsu dentro da distribuição profissional ajudando os nossos clientes, e também queremos consolidar o nosso projeto da Divisão Internacional para crescer nos mercados europeus. Estamos a promover o HTW no canal de retalho e profissional com uma vasta gama de soluções adaptadas a cada cliente. Outro dos nossos principais desafios é promover a venda não sazonal de produtos de ar condicionado e entrar ainda mais no setor da Água Quente Sanitária. Finalmente, a um nível mais qualitativo, queremos fortalecer ainda mais as relações com os distribuidores, alcançar mais e melhor os nossos consumidores e reforçar o nosso departamento de serviço técnico".

Quanto ao panorama do mercado profissional do ar condicionado em Portugal, Francisco Sanz considera que este "está em grande expansão, principalmente devido ao enorme crescimento do turismo (hotéis, pousadas e outros segmentos) e de outros serviços associados. Para nós estes projetos são de grande importância, há um grande esforço da nossa parte para apoiar os nossos clientes nestes trabalhos, desenvolvemos com eles uma política de proximidade, apoio técnico, procura das soluções energéticas mais sustentáveis e acompanhamento das obras".

Por outro lado, “o mercado profissional mostra sinais de crescimento, embora muito mais moderado. Para nós este é um mercado em foco e que temos em grande consideração, onde já fizemos um grande trabalho e que continua a merecer toda a nossa atenção”.

Imagen
Imagen

Futuro

Sobre o futuro, o CEO do Grupo Gia recorda que, como já referiu, a empresa está em fase de pleno crescimento “e acreditamos que devemos continuar nessa linha, aumentando nossos negócios de forma saudável e sustentável”.
“Num mercado muito competitivo e onde existem sinais de abrandamento económico a nível mundial (especialmente no último trimestre), temos feito um grande esforço para aumentar as nossas vendas e continuar a posicionar-nos como uma empresa sólida em que os nossos clientes podem confiar”, diz.

No caso específico de Portugal, a empresa aumentou a equipa de forma a prestar o melhor serviço possível aos parceiros, com formação, comunicação, eventos, etc. “Portanto, nossa estratégia de marketing no país será focada em 3 áreas: relacionamento com o distribuidor, presença nos órgãos de comunicação social do setor e presença de destaque nos pontos de venda”

“Para este ano queremos manter e reforçar a nossa filosofia empresarial, ou seja, queremos continuar a dar a leitura certa às necessidades e desenvolvimentos dos mercados e temos vindo a adaptar-nos para dar valor acrescentado ao nosso setor. Isto sempre nos colocou como um fabricante muito próximo dos nossos clientes. Não temos clientes, temos parceiros que respeitamos e acompanhamos sempre para que os seus negócios evoluam. Procuramos produtos e soluções com o objetivo de crescer juntos”, afiança.
Francisco Sanz adianta que, “ao contrário de outras multinacionais do setor, a nossa empresa, que é 100% espanhola, é familiar e próxima. Compreendemos perfeitamente as necessidades do dia-a-dia tanto dos associados como dos pontos de venda. Para nós, os clientes sempre foram o nosso foco e tentamos acompanhá-los em todos os momentos, o que tem gerado confiança e lealdade para com o Grupo GIA ao longo dos anos. E é este precisamente o motor e a força da nossa empresa”.

"Para a nossa empresa, o cliente e a sua satisfação tÊm sido sempre a nossa prioridade ao longo destes dez anos. Esta filosofia é o que nos impulsiona na procura constante de melhorias, tanto a nível do produto, como a nível da eficiência e do serviço. Estamos a celebrar o nosso 10.º aniversário com grandes parceiros, fornecedores e distribuidores que estão a trabalhar no mesmo objetivo que nós, e temos igualmente uma excelente equipa comprometida com todos estes desígnios. Esperamos continuar a celebrar com numerosos sucessos e novos objetivos, sempre a pensar nos nossos clientes", realça.

Por fim, Francisco Sanz faz questão de mencionar Ricardo Sanz, seu irmão e sócio, com quem trabalha, lado a lado, há quase 25 anos. “Somos ambos co-fundadores da empresa, temos lutado dia após dia com muito esforço para chegar onde estamos hoje. Somos responsáveis pelo sucesso do Grupo Gia juntamente com toda a equipa que faz parte do nosso grande projeto”.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Siga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial