Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

KNX IoT facilita a gestão inteligente das cargas elétricas e da eletromobilidade

Texto: Rui Horta Carneiro | Associação KNX Portugal18/05/2020

A sustentabilidade do nosso planeta obriga-nos a rever processos e mesmo modelos de gestão. As alterações climáticas têm acelerado essa necessidade de mudança. E a atual pandemia de Covid-19, que veio alterar drasticamente os nossos hábitos de vida, apenas veio confirmar: temos de mudar o modo como vivemos e, portanto, os nossos edifícios e as nossas cidades.

Imagen
O custo e a escassez de recursos obrigam-nos a mudar para um mundo, uma cidade e um edifício com maior sustentabilidade e eficiência energética. O objetivo tem de ser o de promover o uso da eletricidade verde e acelerar a adoção de tecnologias energeticamente eficientes e, assim, reduzir o consumo de energia fóssil.

O Protocolo KNX e o KNX IoT (Internet of Things) permite a conexão de todos os equipamentos, funções e aplicações num edifício (ou conjunto de edifícios) a um único sistema inteligente. Todas as aplicações que consomem energia em edifícios já podem ser conectadas em rede e automatizadas para regular e monitorizar o seu consumo e aumentar a eficiência energética. A gestão de energia tem vindo a ser alargada a novos campos: sistemas fotovoltaicos e estações de carregamento para eletromobilidade.

Além de serem novas áreas que começam a ser integradas ou acopladas a edifícios sustentáveis, estas novas funções associadas a edifícios têm características diversas do habitual e colocam novos desafios. Por um lado, estas novas funções exigem enormes quantidades de energia a serem geridas. Por outro lado, algumas dessas novas funções permitem (e exigem) redes bi-direcionais, isto é, em que as cargas se podem movimentar in/out.

Estas novas exigências são, simultaneamente, um desafio e uma enorme oportunidade para uma gestão inteligente capaz de introduzir mais eficiência energética e mais sustentabilidade. Se pensarmos que estas novas funções associadas aos edifícios movimentam cargas energéticas muito maiores, evidentemente que quanto mais eficientes formos na sua gestão, maiores serão os ganhos na poupança de energia e nos custos que lhe estão associados. Por outro lado, a possibilidade de podermos acumular cargas elétricas (em baterias ou nos veículos que conectamos aos edifícios através das estações de carregamento) e de podermos gerir a sua utilização, introduz-nos num patamar ainda mais elevado de eficiência energética – o de gerirmos stocks de energia obtida com maior economia e sustentabilidade.

O KNX IoT implementa sistemas inteligentes de energia. Com o KNX IoT, estes “sistemas inteligentes de energia” podem ser instalados em edifícios. As instalações KNX conectam todas as aplicações que consomem energia, incluindo assim “consumidores” de eletricidade, “geradores” de energia, aquecimento, ar condicionado e estações de carregamento para eletromobilidade, via KNX IP. Assim, por exemplo a geração de energia solar, ou os processos flexíveis de carregamento para sistemas de armazenamento de energia e gestão de cargas, podem ser coordenados de maneira ideal. Os picos de geração de energia podem ser armazenados para mais tarde, evitando os períodos caros e permitindo um fluxo de energia contínuo com otimização de custos.
Imagen

Os edifícios inteligentes podem, assim, ter uma ou mais estações de carregamento controláveis para veículos elétricos, além dos eletrodomésticos comuns, aquecedores elétricos, um sistema de bomba de calor e um sistema fotovoltaico com inversor, juntamente com um sistema de armazenamento de bateria elétrico equipado com um controlador de carregamento.

A tecnologia KNX IoT regula os fluxos de energia para garantir que a energia solar auto-gerada seja usada de maneira otimizada em termos de custo. E, claro, sempre que necessário, a energia adicional da rede também está disponível.

A gestão de carga também garante que a carga máxima permitida conectada não seja excedida. Dependendo da estratégia de controle, as baterias dos veículos elétricos são carregadas de maneira otimizada para o equilíbrio ecológico ou de maneira otimizada para custos, usando energia solar em conjunto com o sistema de armazenamento de energia.

O processo de carregamento também é flexível, levando em consideração o ciclo de vida do veículo para utilizar picos de energia. Os setores de energia individuais são acoplados via protocolo da Internet, neste caso, interfaces KNX/IP ou Modbus/IP. Os dados para a lógica de gestão são fornecidos, entre outros, por medidores de energia inteligentes, inversores, controladores de carga de bateria, controle de bomba de calor e atuadores de comutação com sensores de corrente. A gestão inteligente de energia pode ser operada e controlada via visualização KNX. A automação nos edifícios com o KNX IoT está pronta para a transição para a eletricidade verde.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial