Disterm: ar condicionado, bombas de calor, ventiloconvetores
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A qualidade da triagem dos resíduos é determinante para o sucesso da economia circular do plástico

Novas orientações para a caracterização dos resíduos plásticos recicláveis

01/06/2020

A associação europeia de recicladores de plásticos - Plastics Recyclers Europe – anunciou que o seu guia para a triagem de resíduos plásticos destinados à reciclagem foi atualizado de forma a abranger mais tipos de materiais.

foto

Os requisitos orientadores de caracterização dos materiais plásticos para reciclagem, desenvolvidos pela Plastics Recyclers Europe e baseados na experiência dos recicladores europeus de plásticos, visam incentivar a crescente qualidade dos plásticos reciclados. Estes documentos fornecem uma referência de informação e um sistema harmonizado de caracterização de material destinado à reciclagem, orientando o mercado europeu para uma gestão eficiente e sustentável dos resíduos plásticos.

As orientações pré-existentes, divulgadas em 2017, foram atualizadas e completadas com novas diretrizes, de forma a abranger os maiores fluxos de reciclagem na Europa. Estão agora disponíveis as ‘guidelines’ para a triagem de películas de PE e PP, embalagens PE-HD, embalagens rígidas de PP e PS, PVC rígido e flexível, REEE e VFV, bem como as relativas a resíduos de PET transparente, azul claro e colorido.

Para impulsionar a qualidade dos plásticos recolhidos e triados, a caracterização dos resíduos que chegam aos recicladores deve ser coerente e drasticamente melhorada em toda a UE. Os requisitos orientadores da caracterização dos materiais para reciclagem especificam as principais propriedades que definem o tipo, origens e características dos resíduos triados, os níveis de impurezas, os meios de transporte e a informação dos fornecedores. Os documentos podem ser utilizados tanto pelos centros de triagem como pelas instalações de reciclagem para verificar a fiabilidade dos fornecedores e, juntamente com as especificações acordadas contratualmente, para caracterizar o conteúdo dos fardos. Além disso, podem servir como referência de informação no processo de verificação da qualidade dos fardos.

A classificação dos plásticos de acordo com fluxos definidos melhora a eficiência do processo de reciclagem e aumenta a qualidade dos recicláveis. Para o efeito, as diretrizes foram desenvolvidas por tipo de produto, a fim de preservar, tanto quanto possível, o valor dos materiais. Estas orientações podem ser aplicadas a diversos sistemas de recolha de resíduos.

À medida que a indústria evolui e que as empresas avançam para uma economia circular, os documentos de orientação terão de ser ajustados com base nas necessidades individuais e nas alterações do mercado. Estas orientações constituem um passo adicional para um mercado de matérias-primas secundárias harmonizado e bem estabelecido na Europa.

Para aceder às novas orientações, clique aqui.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Smart Home show de 25 a 27 2022Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar CondicionadoEsdec: o fornecedor de estruturas de fixação para fotovoltaicoFujitsu ar condiionado mámixo siléncio mínimo consumoJaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial