Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Simulador de preços de energia da ERSE passa a incluir ofertas comerciais indexadas ao mercado diário de eletricidade

O Instalador22/06/2020

O simulador de preços de energia da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos passa, a partir de agora, a incluir também ofertas comerciais com mecanismos de indexação de preços ao mercado diário de eletricidade, destinadas aos consumidores domésticos e pequenos negócios.

Imagen

O simulador conta atualmente com mais de 383 tarifários do mercado liberalizado, de um total de 24 comercializadores na eletricidade e de 11 comercializadores no gás natural.

A ERSE disponibiliza uma nova funcionalidade no seu simulador de preços de energia que permite a apresentação de novas opções comerciais, indexadas aos mercados ‘spot’ de energia.

Estas ofertas caracterizam-se por ter o preço de energia mensal indexado ao valor médio registado no mercado grossista de eletricidade diário do OMIE, o operador de mercado elétrico na Península Ibérica.

Por isso, ao contrário das ofertas comerciais disponibilizadas até agora, que apresentam um preço de energia constante por 12 meses, nas ofertas indexadas ao mercado ‘spot’ o preço da eletricidade muda mensalmente, em função da evolução dos preços de eletricidade registada no
mercado ‘spot’ do OMIE.

Atualmente, já existem quatro comercializadores que disponibilizam um total de 11 ofertas, indexadas ao mercado diário OMIE, duas dirigidas aos consumidores domésticos e nove às empresas.

A título de exemplo, verifica-se que, para um consumidor de eletricidade residencial com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1 900 kWh, a oferta comercial não indexada de preço mais baixo resulta numa fatura mensal de 32,93 euros, enquanto a oferta mais
cara pode implicar um custo acrescido de mais de 11 euros ao mês. No caso de uma oferta indexada ao mercado ‘spot’ OMIE, a fatura mensal seria, nesta altura, de 31,01 euros, representando a oferta mais cara um custo acrescido de mais de 13 euros ao mês.

O simulador de preços de energia da ERSE conta atualmente com 383 tarifários do mercado liberalizado, de um total de 24 comercializadores na eletricidade e de 11 comercializadores no gás natural, comparando todas as ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade (Baixa Tensão Normal) e de gás natural (Baixa Pressão) em Portugal.

O inquérito realizado aos utilizadores do simulador revelou que mais de metade dos consumidores encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual e, desses, 81% manifestaram intenção de mudar de comercializador.

Como as ofertas comerciais no mercado liberalizado dependem, em parte, das tarifas de acesso às redes aprovadas anualmente pela ERSE, cada consumidor deve utilizar o simulador de ofertas comerciais, pelo menos, uma vez por ano, em janeiro (eletricidade) e em outubro (gás natural).

Agora, com a introdução das ofertas indexadas aos mercados ‘spot’ de energia, que são atualizadas mensalmente, é desejável um maior acompanhamento dos preços por parte dos consumidores aderentes a estas ofertas indexadas e a uma maior utilização do simulador de preços de energia.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial