Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Que profissionais pretendemos para o setor florestal?

Texto: ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente25/06/2020
A direção da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente questiona, neste artigo, enviado às redações, a publicação pelo ministério do Ambiente do despacho relativo a projetos abrangidos pelos apoios do Fundo Ambiental no que respeita à Gestão de Combustível em Redes Secundárias.
Imagen

A ANEFA foi hoje surpreendida pela publicação do Despacho 6559/2020 de 23 de junho publicado pelo Gabinete do Ministro do Ambiente e Ação Climática que, nos Projetos abrangidos pelos apoios do Fundo Ambiental, estabelece que a Gestão de Combustível em Redes Secundárias seja objeto de um protocolo entre o ICNF e a AICCOPN – Associação dos Industriais das Construção Civil e Obras Públicas, no valor de 2,2 milhões de euros para 2020.

A primeira pergunta que nos surgiu foi porquê com essa Associação e não com a ANEFA, que é a única associação de âmbito nacional que representa os prestadores de serviços ao setor florestal, que em sede de concertação social negoceia o contrato coletivo de trabalho para o setor e estabelece com outras entidades as necessidades de formação de quem nele trabalha? Afinal, a rede secundária de faixas de gestão de combustível não pertence à rede de defesa da floresta contra incêndios, tal como é elencado na Lei nº76/2017, que Altera o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios?

Depois do que aconteceu em Aljezur, há menos de 5 dias, onde o amadorismo na limpeza de mato deu origem aos trágicos acontecimentos que se seguiram, como podem os nossos governantes entregar a limpeza de áreas sensíveis como é o caso da rede secundária de gestão de combustíveis, que ladeia as principais infraestruturas ao nível dos municípios e outras infraestruturas públicas a empresas que não estão nem habituadas, nem equipadas nem formadas profissionalmente para realizar este tipo de trabalhos?

Depois de todo o esforço que a ANEFA tem realizado, no sentido de fomentar o desenvolvimento de um tecido empresarial profissional, devidamente equipado para a realização destas atividades, qual a razão que leva os nossos governantes a entregar operações de âmbito florestal a empresas não florestais?

Começamos finalmente a entender porque é que a regulamentação da atividade das empresas do setor florestal e agrícola, através da criação de um alvará, enquanto projeto apoiado pelos diferentes agentes e instituições do setor nunca foi aprovado pelos nossos governantes, mesmo tendo o apoio da extinta Secretaria de Estado das Florestas. Enquanto associação representante das empresas do setor tudo faremos para impedir a concretização do referido protocolo, já que não se pode por um lado exigir uma gestão profissional das florestas e por outro entregar a realização das operações a empresas que nada têm a ver com o setor.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial