Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Questões significativas da gestão da Água em consulta pública até 15 de setembro

O Instalador30/06/2020
De acordo com a Lei da Água, os Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) são os instrumentos de planeamento das águas que visam a gestão, a proteção e a valorização ambiental, social e económica da água ao nível da bacia hidrográfica.
Imagen

Como a água é um elemento essencial à vida e às atividades económicas, a gestão deste recurso, através da elaboração destes planos, reveste-se da maior importância para todos.

Estes planos são elaborados por ciclos de seis anos. A revisão dos planos em vigor (PGRH - 2016-2021) deve ser concluída até ao final do ano 2021, tendo sido iniciada em 2018, com a 1.ª fase sobre o Calendário e Programa de Trabalhos, estando a decorrer, desde 22 de dezembro, a 2, ª fase, com a Participação Pública sobre as Questões Significativas da Gestão da Água (QSiGA).

O prazo inicialmente previsto de conclusão deste período de participação era até 22 de junho, mas foi prorrogado até 15 de setembro, atendendo à declaração do estado de emergência devido à pandemia Covid-19.

A identificação das Questões Significativas da Gestão da Água é uma das etapas determinantes para o processo de revisão do PGRH, uma vez que permite que identifica os principais problemáticas em cada região hidrográfica para não serem atingidos os objetivos ambientais definidos para as massas de água.

As QSiGA expõem os principais problemas identificados em cada região hidrográfica e equacionam potenciais soluções para sua análise, debate e concertação, procurando definir as diretrizes sob as quais rever os PGRH. Nesta fase de proposta de identificação das principais problemáticas da gestão dos recursos hídricos e de possíveis soluções, a participação de todos é especialmente relevante, podendo contribuir para:

• Maior entendimento dos problemas ambientais e das contribuições dos vários setores para atingir os objetivos ambientais;

• Diminuição de eventuais conflitos sobre os usos da água, por desconhecimento ou falta de informação;

• Processos de tomada de decisão mais sustentados;

• Envolvimento dos stakeholders na implementação das medidas.

No Portal Participa e aqui estão disponíveis os documentos de suporte à participação pública por região hidrográfica e também um Resumo Não Técnico para facilitar a análise das QSiGA.

Está também disponível um questionário cujo preenchimento não demora mais do que cinco minutos.

A situação excecional que vivemos não tem permitido a realização de sessões presenciais, pelo que serão dinamizadas webconferências, entre 7 e 10 de julho, com inscrição obrigatória.

Aceda aqui para mais informações.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial