Chegou ao fim a VII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, num evento que, devido à pandemia, este ano decorreu exclusivamente online.
Durante os três dias do evento, cerca de 2 mil pessoas estiveram ligadas para visitar e participar nas 22 iniciativas dinamizadas, as quais envolveram uma centena de oradores de mais de 80 organizações, incluindo associações, empresas, autarquia e Governo central.
Nos eventos da agenda central registou-se uma assistência média de 240 pessoas por conferência, com a primeira sessão, a de abertura, a acolher um pico de cerca de 400 participantes. Nos eventos paralelos, onde se incluem workshops, webinars e seminários, assistiram em média 175 pessoas por sessão.
Como resultado das limitações impostas pela pandemia Covid-19, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa realizou-se este ano numa plataforma exclusivamente virtual, pretendendo criar uma experiência positiva e enriquecedora para os participantes e parceiros, sem colocar em risco a segurança na saúde pública.
Conjugou uma área de ações de debate e formação, realizados num palco central e em salas paralelas, com uma área de exposição de produtos e serviços onde estiveram presentes, com stands virtuais, cerca de 50 empresas de áreas tão distintas como materiais de construção, equipamentos, advogados, consultores, promotores, associações ou ordens profissionais
Com o mote [re] Lisboa, a agenda da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa integrou oito sessões plenárias, um seminário jurídico, três workshops técnicos e dez webinars paralelos. A habitação, nomeadamente na vertente do arrendamento, mas também nas novas formas que assume (como o co-living ou as residências partilhadas), foi um dos grandes destaques temáticos desta edição da Semana da Reabilitação Urbana, bem como a sustentabilidade no ano de Lisboa como Capital Verde Europeia, o turismo, a inovação social, o urbanismo digital ou o alojamento local, além de temas mais técnicos.
A Semana da Reabilitação Urbana afirma-se já como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal, aglomerando um vasto apoio do setor público e privado e realizando edições anuais em Lisboa e no Porto.
A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa conta com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Secil, Ecociaf, Reynaers e CIN alinham nos patrocínios Platina.
Na categoria Ouro incluem-se A400, Avenue, Caixiave, CBRE, Contacto Atlântico, Grohe, Grupo SanJose, neoturis, Round Hill Capital, Sanitana, Savills, Veka e Victoria Seguros.
Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APPII, CPCI, IHRU, GECoRPA, IMPIC, LNEC, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros e OET. Os apoios institucionais cabem à ACAI, AHP, APEMIP, APFIPP, CENTRO HABITAT, INVESTLISBOA, RICS. O Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.
Para mais informações sobre a VII Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, incluindo a agenda e registo de participantes, visite www.semanadareabilitacao.com.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal