Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Com uma capacidade total instalada de 25 MW, o WindFloat Atlantic é o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo

Primeiro parque eólico flutuante da Europa está totalmente operacional

O Instalador11/08/2020
A mais recente plataforma eólica Windfloat Atlantic foi ligada à rede e o parque eólico está agora totalmente operacional. As três unidades já fornecem à rede eléctrica de Portugal a energia produzida pelas suas turbinas eólicas de 8,4 MW, a maior alguma vez instalada numa plataforma flutuante do mundo.
Imagen

O WindFloat Atlantic está agora totalmente operacional e fornece energia limpa à rede eléctrica portuguesa.

Após a ligação da última das suas três plataformas ao cabo de 20 km que liga o parque eólico à estação instalada em Viana do Castelo (Portugal), a construção do parque eólico foi concluída.

O WindFloat Atlantic, que tem uma capacidade total instalada de 25 MW, destaca-se como o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo e será capaz de gerar energia suficiente para fornecer o equivalente a 60.000 utilizadores por ano, o que significa uma poupança de quase 1,1 milhões de toneladas de CO2.

Isto confirma o sucesso do projeto iniciado pelo consórcio Windplus há uma década, assegurando assim o acesso aos melhores recursos eólicos em profundidades de mar anteriormente inacessíveis.

A Windplus foi capaz de instalar e ligar com sucesso três plataformas - com uma altura de 30 metros e uma distância de 50 metros entre as suas colunas - que podem alojar as turbinas eólicas de 8,4 MW, as maiores do mundo alguma vez instaladas sobre uma superfície flutuante.

O sucesso deste projeto reside na sua tecnologia: por exemplo, a sua ancoragem, que permite a sua instalação em águas com mais de 100 metros de profundidade, e a sua conceção, que está orientada para a estabilidade em condições meteorológicas e de maré adversas.

O projeto beneficia da tecnologia de montagem: montagem em doca seca que permite importantes economias logísticas e económicas, e reboque das plataformas por meio de rebocadores comuns.

Estes avanços técnicos, entre outros, mostram a capacidade do modelo Atlântico de flutuação do vento para ser reproduzido noutras geografias com fundos marinhos desfavoráveis ou profundidades do mar que não permitem a opção da tecnologia tradicional do vento offshore fixado ao fundo.

O projeto

O projeto pertence à Windplus, que é detida conjuntamente pela EDP Renováveis (54,4%), ENGIE (25%), Repsol (19,4%) e pela Principle Power Inc. (19,4%). (1,2%).

As três plataformas foram construídas entre os dois países da Península Ibérica: duas delas nos estaleiros de Setúbal (Portugal) e a terceira nos estaleiros de Avilés e Fene (Espanha).

Esta iniciativa tem sido apoiada por instituições públicas e privadas, o que resultou na participação de empresas líderes nos seus mercados e no apoio, via financiamento, do Governo português, da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento.

Entre as empresas que tornaram este projeto possível encontram-se, juntamente com a Principle Power, a empresa comum Navantia/Windar, grupo A. Silva Matos, Bourbon, o fornecedor de turbinas MHI Vestas e o fornecedor de cabos dinâmicos JDR Cables.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial