Carrier: há mais do de uma forma de melhorar a qualidade do ar interior

Projeto Sharing Cities (H2020) distinguido pela União Europeia

O Instalador31/08/2020
EDP Distribuição, Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa-E-Nova fazem parte do consórcio do projeto.
foto

A União Europeia distinguiu o projeto europeu Sharing Cities e alguns parceiros do seu Consórcio, no âmbito do 'Innovation Radar', uma iniciativa singular, lançada em 2018, que pretende identificar projetos inovadores com elevado potencial associados a projetos financiados pela Europa.

Este ano, uma das inovações em destaque conta com a EDP Distribuição enquanto parceiro responsável pelo seu desenvolvimento, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa-E-Nova – três das entidades que fazem parte do Consórcio que conta com 35 parceiros e às quais o prémio 'Key Innovator' foi atribuído.

O 'Innovation Radar' identificou como fator de inovação do projeto Sharing Cities duas das medidas do projeto: o Sustainable Energy Management System e a Reabilitação do edifício dos Paços do Concelho de Lisboa.

O projeto europeu do H2020 Sharing Cities, com início em janeiro de 2016 e conclusão em dezembro de 2021, assenta em quatro objetivos:

• Potenciar o desenvolvimento do mercado de soluções para as cidades inteligentes na Europa, que possam ser integradas em ambientes urbanos complexos e que sejam baseadas em necessidades comuns;

• Adotar uma primeira aproximação digital, promovendo a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tornando a estrutura existente mais eficiente, bem como a criação e funcionamento de serviços associados à eficiência energética, como por exemplo a facilitação da mobilidade elétrica;

• Acelerar o mercado de soluções por forma a desenvolver e testar novos modelos de negócio, investimentos e modelos de governação, que são essenciais para a agregação e replicação (através da colaboração) em diferentes cidades;

• Partilhar e colaborar em prol da sociedade, como forma de responder ao interesse crescente no envolvimento e participação dos cidadãos, melhorando a capacidade do poder político e dos Municípios na elaboração de políticas e prestação de serviços através do desenho colaborativo de soluções.

Este reconhecimento endereça o potencial de eficiência energética dos edifícios, tema onde a Empresa tem papel de destaque enquanto elemento facilitador ativo no processo.

Os projetos europeus como o Sharing Cities são essenciais para que se continue a traçar o caminho da transição energética em toda a economia.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formação

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial