Carrier: há mais do de uma forma de melhorar a qualidade do ar interior

CLASSE+: a eficiência tem classe

Texto: ADENE - Agência para a Energia28/09/2020

Distinção e qualidade dos serviços de prescrição de janelas, com o lançamento do 'Curso de Prescritores de Janelas Eficientes CLASSE+'.

foto
A substituição de janelas é uma das formas mais fáceis e rápidas de reduzir as perdas térmicas nos edifícios, com poupanças potenciais até 40% do consumo energético dos edifícios. Deste modo, não é de estranhar o aumento do nível de exigência dos agentes da construção e dos próprios cidadãos no que diz respeito à aquisição de soluções de envidraçados que proporcionem conforto térmico, poupança e valorização do imóvel.

A etiquetagem energética CLASSE+ (www.classemais.pt), criada pela ADENE – Agência para a Energia em colaboração com a ANFAJE, surge neste contexto como uma ferramenta que contribui decisivamente para uma cultura de maior exigência e rigor por prescritores e consumidores.

Com a etiqueta CLASSE+, as janelas são classificadas numa escala da F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente), consistindo numa primeira referência para uma escolha informada das melhores soluções. Por outro lado, o CLASSE+ permite às empresas aderentes obter notoriedade perante um mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, o CLASSE+ conta com a adesão voluntária de cerca de 360 empresas e com aproximadamente 90 000 etiquetas emitidas, que contribuem para diferenciar e valorizar as soluções de janelas eficientes.

O desempenho eficiente das soluções de envidraçados depende tanto das características dos materiais como também de uma boa prescrição e instalação. Ao especificarem ou ao pedirem propostas e cotações com base em critérios técnicos que levem em conta as necessidades particulares de cada obra (incluindo a referência à classificação energética CLASSE+ e à instalação por profissionais credenciados).

Os profissionais que atuam na construção/reabilitação de edifícios, tais como os arquitetos, engenheiros e outros, estão a acrescentar valor, qualidade e distinção aos serviços que prestam, contribuindo para a redução da dependência energética e para a melhoria do tecido económico e empresarial do país.

Neste contexto, a ADENE criou o 'Curso de Prescritores de Janelas Eficientes CLASSE+', através da Academia ADENE, e em colaboração com a ANFAJE.

Esta formação tem como objetivo transmitir os conceitos essenciais para uma adequada prescrição de janelas eficientes, tendo a primeira edição sido realizada com casa cheia no dia 22 de setembro. Marque já na agenda a próxima edição que será no dia 27 de outubro (em formato e-learning).

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas através do site da Academia ADENE (academia.adene.pt).

foto
Use o código QR para aceder à página de inscrição no Curso de Prescritores de Janelas CLASSE+.

A iniciativa CLASSE+ continuará, assim, a sua missão de estímulo à eficiência energética nos edifícios, em benefício dos cidadãos e dos agentes de mercado, sejam eles empresas ou profissionais. Juntos, num esforço comum que envolve escolhas cada vez mais informadas e profissionais cada vez mais competentes, contribuímos para um parque edificado com as melhores soluções, bem prescritas e instaladas, o que é cada vez mais uma realidade com impacto significativo de conforto e de poupança para todos.

Mais informação em classemais.pt.

Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formação

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial