Estudo: atitudes e comportamentos face à reutilização de água residual tratada em Lisboa

O Instalador15/09/2020

Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu 'CEMOWAS2', financiado através do programa Interreg Sudoe,

foto

Estudo tem como principal objetivo propor estratégias de gestão e a demonstração da viabilidade de soluções concretas para os resíduos orgânicos e águas residuais.

Neste documento é reportado o resultado de um trabalho de pesquisa quali-quantitativa, realizado pelo IMR – Instituto de Marketing Research com a coordenação da Lisboa E-Nova, que pretende aferir a recetividade dos cidadãos residentes em Lisboa à utilização de água residual tratada em espaços públicos exteriores, integrando também o ponto de vista de instituições e entidades interessadas. O relatório descreve a metodologia de trabalho utilizada, os resultados e as conclusões.
A análise sociológica foi estruturada em três fases, que incluíram a constituição de 2 grupos de foco, a realização de inquéritos e de entrevistas individuais às principais partes interessadas nesta temática na cidade de Lisboa, e contou com o contributo de vários especialistas, decisores e responsáveis operacionais.
Entre várias outras informações relevantes que podem ser retiradas deste estudo, destaca-se uma elevada predisposição para a aceitação da utilização de Água Residual Tratada em espaços exteriores por parte dos cidadãos. (cerca de 81,4%). Os menos convictos relativamente a esta alternativa argumentam, sobretudo, a desconfiança face a potenciais efeitos nocivos na saúde.
A reutilização da água é, ainda, relacionada a outras potenciais associações negativas, como a incorporação de produtos químicos, que gera a perceção de insegurança por eventuais efeitos na saúde pública, bem como a necessidade de incremento do investimento publico, perceções potenciadas por um elevado desconhecimento em relação ao ciclo urbano da água.
Neste sentido, a comunicação e a informação emergem como elementos chave para melhorar a recetividade dos cidadãos a esta utilização, permitindo elucidar sobre as razões justificativas e, sobretudo, demonstrar a segurança e inocuidade para o ser humano.

Conheça os resultados deste estudo aqui.

Toyotomi Ar Condicionado - Japan
Efcis série Jade o AR condicionado com purificador ARAdene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+O Instalador20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0O InstaladorSmart Cities Summit 22 - 24 de septiembre de 2020Summit 2020O Instalador Acompanhe no FacebookVulcano: o parceiro certo para um apoio totalClimamed del 10 al 12 de enero 20201Bosch esquentadores com baixas emissões de NOxTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubre

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial