Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lisboa, Porto, Foz Tua e Tomar vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020

Redação Induglobal18/09/2020
Cerimónia foi transmitida online a partir dos Paços do Concelho, no Porto. Edição de 2020 reuniu 76 projetos a concurso oriundos de 18 concelhos de Portugal Continental e Ilhas.
Imagen

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2020, numa cerimónia que foi transmitida online e que decorreu a 17 de setembro à tarde no edifício dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, a cidade anfitriã da atual edição.

Lisboa recebe o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana nas áreas de habitação, turismo (ex-aequo), reabilitação estrutural e eficiência energética.

O Porto é distinguido nas áreas de turismo (ex-aequo), comercial & serviços e impacto social. Lisboa e Porto têm ainda um galardão específico para os projetos de cada cidade.

Tomar, por sua vez, acolhe a melhor intervenção de restauro e Foz Tua (Carrazeda de Ansiães) a melhor intervenção inferior a 1.000 m2. Na oitava edição desta iniciativa foi ainda distinguido com o prémio especial do Júri, o projeto de reabilitação da Escola de Midões, resultante de uma ação de responsabilidade social de várias empresas do setor imobiliário.

Concorreram à atual edição 76 projetos de 18 concelhos de Portugal Continental e Ilhas num total de mais de 192.000 m2 de área intervencionada.

À exceção do prémio para o projeto com melhor eficiência energética, que é atribuído pela ADENE, os restantes vencedores foram eleitos por um júri independente que inclui na atual edição o economista João Duque, os arquitetos João Santa-Rita e João Carlos Santos, bem como os engenheiros Manuel Reis Campos e Vasco Peixoto de Freitas. As categorias a concurso contemplam: Habitação, Comércio & Serviços, Turismo, Impacto Social, Eficiência Energética (atribuído pela ADENE), Reabilitação Estrutural, Restauro, Intervenção Inferior a 1.000 m2, Cidade de Lisboa e Cidade do Porto.

Criado para reconhecer a excelência e boas práticas na reabilitação urbana, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana assinala este ano a sua 8ª edição, premiando ao longo das suas anteriores edições 61 vencedores em Lisboa, Porto, Cascais, Guimarães, Oeiras, Coimbra, Braga, Sintra, Matosinhos, Évora, Melgaço, Carvoeiro, Arouca e Marco de Canaveses. Ao longo das suas oito edições, entre 2013 e 2020, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana já recebeu cerca de 520 projetos candidatos.

A iniciativa reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta com os apoios da Schmitt+Sohn Elevadores, Savills e Victoria Seguros na categoria platina; e da Revigres e Sanitana na categoria ouro. Na fileira institucional, a ADENE, o IMPIC, CPCI, Ordem dos Arquitetos, Ordem dos Engenheiros, União das Misericórdias Portuguesas, ALP, APPII, Ordem dos Engenheiros Técnicos, GECoRPA – Grémio do Património e a Associação da Hotelaria de Portugal são as entidades que apoiam o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Vencedores do prémio nacional de reabilitação urbana 2020

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Melhor Intervenção De Uso Residencial

Faria Palace (Lisboa)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Melhor Intervenção De Uso Turístico (Ex-Aequo)

The One Palácio da Anunciada (Lisboa)

Hotel Tipografia do Conto (Porto)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Melhor Intervenção De Uso Comercial E Serviços

Braamcamp 119 (Porto)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana 2020 - Melhor Intervenção Com Impacto Social

Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota (Porto)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana-Melhor Intervenção Cidade De Lisboa

Igreja de Nossa Senhora do Loreto (Lisboa)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana 2020 - Melhor Intervenção Cidade Do Porto

Hotel Tipografia do Conto (Porto)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana 2020 - Melhor Intervenção Inferior A 1.000 M2

Centro Interpretativo do Vale do Tua (Foz Tua – Carrazeda de Ansiães)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Melhor Intervenção De Restauro

Sinagoga de Tomar e Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto (Tomar)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Melhor Reabilitação Estrutural

D. Carlos I (Lisboa)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Melhor Solução Eficiência Energética

Aguiar 84 (Lisboa)

Prémio Nacional De Reabilitação Urbana - Prémio Especial Do Júri

A Escola de Todos Nós - Reabilitação da Escola de Midões

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial