Carrier: há mais do de uma forma de melhorar a qualidade do ar interior

Manuel Collares Pereira lança 'Jeremias e o Desenvolvimento Sustentável'

O Instalador14/10/2020

Obra do professor em diversas instituições e investigador na área das Energias Renováveis e Presidente do Instituto Português de Energia Solar, é lançada dia 22 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, marca presença. 

foto

Jeremias, motorista de autocarro, trava conhecimento com o Professor Nuno, seu passageiro habitual. Cresce a amizade mútua, que vai estender-se à sobrinha Rita e ao seu namorado João.

Vão conversando sobre as alterações climáticas, o ambiente e a energia. Pouco a pouco vão percebendo a importância das escolhas que todos têm de fazer para se poder caminhar rumo a um desenvolvimento sustentável. Temas muito complexos e atuais, e conceitos fundamentais da física, da energia e do clima, ficam a parecer simples e ao alcance de todos, através das explicações vivas e esclarecedoras do Professor, em diálogo com os seus interlocutores.

A Rita e o João percebem que a escolha do curso universitário que estão em vias de fazer vai mesmo ser nos temas do clima (Rita) e energias renováveis (João).

O próprio Jeremias aproveita a sua saúde mais fragilizada para antecipar a reforma e enveredar por uma ocupação em torno de uma atividade de reciclagem de comida, com um forte cariz social. Perspetivam com entusiasmo um futuro diferente, agora mais conscientes de que esse futuro, sustentável e de todos, está fortemente dependente do seu empenho e atitude.

Este é um pequeno resumo da obra que Manuel Collares Pereira lança na próxima semana e um alerta para um futuro que urge e tem de ser sustentável.

Sobre o autor

Manuel Collares Pereira Engenheiro eletrotécnico (IST – 1974) e Ph.D. em Física (Universidade de Chicago, 1979).

Desde abril de 2019 está na situação de reformado. Anteriormente foi Professor em diversas instituições e Investigador na área das Energias Renováveis. Presidente do Instituto Português de Energia Solar, até ao presente. Fundador do Centro para a Conservação de Energia e da Sociedade Portuguesa de Energia Solar. Foi fundador e CSO de várias empresas na área da energia, assim como editor associado da Solar Energy (Elsevier).

É o autor do livro 'As Energias Renováveis: a Opção Inadiável (1998)' e de um grande número de publicações científicas.

Foi proponente e coordenador de muito projetos nacionais e europeus, incluindo o atual programa Horizon 2020.

Recebeu vários prémios, com destaque para o Heating and Cooling Award for Lifetime Achievement, da Agência Internacional de Energia (IEA).

foto
Manuel Collares Pereira.
Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formaçãoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial