Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Desastres climáticos vão afetar 162 milhões de pessoas em 2030

O Instalador16/10/2020
Cerca de 108 milhões de pessoas precisaram de ajuda humanitária em 2018 como resultado de desastres naturais como tempestades, inundações, secas e incêndios florestais, número que pode crescer 50%, para 162 milhões em 2030, segundo a Organização Meteorológica Mundial.
Imagen

O alerta é divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) no Estado de Serviços Climáticos de 2020 desenvolvido em conjunto com 15 agências e instituições internacionais que lembra que uma em cada três pessoas no mundo não está coberta por sistemas de alerta precoce contra este tipo de catástrofes.

No entanto, estar preparado e existir capacidade de reação no momento e lugar certo pode salvar muitas vidas. Esses sistemas servem para prevenir desde ciclones e furacões a inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais, tempestades de areia e poeira, pragas de gafanhotos do deserto, invernos rigorosos ou inundações repentinas de lagos glaciais.

O estudo refere que, na última metade do século, os desastres naturais associados ao clima causaram mais de dois milhões de mortos, 70% deles em países menos desenvolvidos, e causaram perdas económicas.

Embora o número médio de mortes causadas por catástrofes tenha caído um terço naquele período, o número de desastres registados aumentou cinco vezes e as perdas económicas multiplicaram-se por sete, alerta o relatório. Embora também este ano tenha sido marcado por uma crise sanitária devido à pandemia covid-19, Petteri Taalas, secretário-Geral da OMM, destacou que “as mudanças climáticas continuarão a representar uma ameaça constante e crescente à vida humana, aos ecossistemas, às economias e sociedades nos próximos séculos”.

O financiamento de medidas para mitigar os efeitos das alterações climáticas, que está a atingir “níveis sem precedentes” é um aspeto positivo destacado neste Relatório.

Porém, alertam a OMM e outras agências, as medidas adotadas até ao momento são insuficientes para fazer frente a um aquecimento global médio de 1,5 graus neste século, sublinhando que seria necessário investir cerca de 180 milhões de dólares anuais entre 2020 e 2030.

Aceda aqui ao estudo.

REVISTAS

SoliusSiga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial