Bombas Grundfos obtenha ferramentas, formaçao e conhecimientos gratuitos

Portugal conta com 620 milhões de euros até 2026 para aplicar em eficiência energética em edifícios

Redação Induglobal16/10/2020

Esta é uma das apostas do Governo que consta na versão preliminar do 'Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Recuperar Portugal 2021-2026', apresentado esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, a Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas.

foto
A aposta é ambiciosa e urgente, sobretudo depois de a União Europeia ter dado nota negativa a Portugal na eficiência energética dos edifícios e na diversificação da produção de energia renovável, na mais recente avaliação que fez do Plano nacional de Energia e Clima (PNEC).

O Executivo português prevê, assim, gastar 991 milhões de euros em cinco anos: 620 milhões para tornar os edifícios portugueses mais eficientes do ponto de vista energético e 371 milhões em hidrogénio (186 milhões para promover a produção de gases limpos) e energias renováveis. Em fase final de preparação, diz o PRR, está já uma Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios.

No PRR, apresentado pelo Governo, é referido também que os portugueses vivem em desconforto térmico 95% do ano e só um terço dos edifícios foram construídos após 1990, com requisitos de eficiência energética.

Ainda assim Bruxelas considera que o país tem tido "ambições “modestas” para 2030. E é essencial continuar a aposta na transição climática para "a retoma do crescimento sustentável e inclusivo". 

Sobre a necessidade identificada por Bruxelas de diversificar as fontes de energia renovável usadas na produção de eletricidade em Portugal o PRR não se pronuncia, apostando sim 186 milhões de euros no hidrogénio e nos restantes gases renováveis, para descarbonizar a indústria, os transportes e o próprio setor elétrico. O objetivo do Governo passa por “apoiar o investimento, maioritariamente privado, no aumento dacapacidade instalada em eletrolisadores para a produção de hidrogénio verde e gases renováveis”.

Toyotomi Ar Condicionado - Japan
20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Climamed del 10 al 12 de enero 20201O InstaladorO Instalador Acompanhe no FacebookJunkers - Bosch bombas de calor supraeco WPassivhaus: vamos construir o fturo que queremos!EVEx2020 23 - 27 de noviembre de 2020O InstaladorAdene - Agência para Energia : eficiência tem classe CLASS +Vulcano: cursos técnicos online 28 - 29 / 10, vagas limintadas

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial