Carrier: qual melhor tecnologia de filtragem de AR para o seu edifício

Chillers: sistemas de produção de água refrigerada

O Instalador24/11/2020
Os chillers são equipamentos cuja principal função é arrefecer água.
foto

Água esta que, por sua vez, é utilizada para arrefecer o ar que vem de outros equipamentos de um sistema AVAC, como é o caso das UTA’s.

Os chillers são equipamentos projetados para remover calor de algo, ou seja, produzir frio. Estamos, portanto, perante uma máquina frigorífica. Estas máquinas são responsáveis pela produção de água gelada para instalações de ar condicionado e para os circuitos de arrefecimento de instalações industriais.

Nas instalações de climatização, a água gelada produzida nestes equipamentos segue até às unidades de arrefecimento, ou seja, baterias de arrefecimento das UTA’s e ventiloconvectores.
O ciclo de refrigeração é a chave principal que diferencia os diversos tipos de chillers. Os chillers de compressão de vapor e de absorção são os dois tipos de ciclos que tipicamente são mais utilizados nas instalações de ar condicionado.

Os chillers podem ser divididos em dois grandes grupos: em primeiro lugar, os chillers de água e em segundo, os chillers a ar. Cada um destes é constituído por condensadores (que absorvem calor) e por evaporadores (que expelem calor). Uma das diferenças entre os chillers de água e os chillers a ar encontra-se nos valores de potência de arrefecimento dos mesmos, em que os chillers de água têm de maneira incontestável valores de potência mais elevados.

Nas instalações de climatização, a água gelada produzida nestes equipamentos segue até às unidades de arrefecimento, ou seja, baterias de arrefecimento das UTA’s e ventiloconvectores

Nos chillers que usam o ciclo de refrigeração de compressão de vapor, o compressor é o impulsionador do movimento do fluido frigorigéneo no ciclo frigorífico.

Vários são os tipos de compressores que podem ser utilizados. Em alternativa, nas máquinas baseadas no ciclo de absorção, uma vez que não existe um compressor mecânico no ciclo frigorífico, utiliza-se uma fonte de calor como, vapor, água quente, ou os gases de combustão, por exemplo, de óleo ou gás. O sistema de absorção torna-se economicamente viável, quando está presente uma fonte de energia térmica barata a temperaturas entre os 100 e 200.º.

Neste dossier temático da edição de novembro da nossa revista fique a conhecer várias gamas de chillers comercializados no mercado português pelas principais marcas do setor. 

Referências

  • Vítor Manuel Gomes Lopes, Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
  • Carlos Daniel Ferreira Ribeiro, Dissertação do MIEM – Opção de Energia Térmica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formaçãoAdene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial