Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Organismo de Normalização Setorial ONS APIRAC

Texto: Nuno Roque | Secretário-Geral da APIRAC01/12/2020
NP EN 15232-1:2020 - Desempenho energético dos edifícios.

Impacto da automação, controlo e gestão técnica dos edifícios

Imagen
Enquadrado com os trabalhos de Transposição da Diretiva (UE) 2018/844, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio, que altera a Diretiva 2010/31/UE, relativa ao desempenho energético dos edifícios (Energy Performance of Buildings Directive, “EPBD”), a Subcomissão 03: Gestão Técnica, da Comissão Técnica 185 do ONS-APIRAC, procedeu à tradução da norma EN 15232-1:2017.

No entender da APIRAC, a transposição da Diretiva (UE) 2018/844 enquadra condições para constituir um passo importante para promover um ambiente de confiança reforçada entre o Estado, empresas, investidores, utilizadores de edifícios e consumidores de energia, num quadro de exigência acrescida que contempla, designadamente, a capacidade de Portugal acompanhar os objetivos extremamente ambiciosos da política europeia na redução da fatura energética e descarbonização da sociedade, mas também em mitigar-se a dependência energética de Portugal face ao exterior.

Salientamos que, de acordo com o quadro legislativo nacional, que regula o projeto, execução, condução e manutenção dos Sistemas de Regulação, Controlo e Gestão Técnica que está ancorado no Decreto-Lei n.º 118/2013 (na sua atual redação) – Sistema Certificação Energética dos Edifícios (SCE), nomeadamente a Portaria n.º 349-D/2013 (na sua atual redação), estabelece no seu Anexo I – Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS) – Requisitos de Conceção para Edifícios Novos e Intervenções, onde faz referência que os sistemas de gestão técnica centralizada deverão cumprir com os requisitos mínimos da Classe B definidos na Tabela 5 da norma EN 15232-1.

A venda da norma NP EN 15232-1:2020 é responsabilidade do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a sua aquisição está disponível aqui: https://lojanormas.ipq.pt/product-category/normas/.

Com esta realização, Portugal passa a contar com uma norma internacional fundamental para os Sistemas de Gestão Técnica em Edifícios em Português.

Lembramos que a APIRAC também tem ao dispor dos projetistas, empresas e seus técnicos, a 2ª Edição do Guia Técnico - Sistemas de Gestão Técnica, para auxílio e resposta a todos os aspetos relacionados com a Gestão Técnica dos edifícios, onde se inclui a Tabela 5 da EN 15232-1. Pode aceder aqui: http://www.apirac.pt/p_guiatecnico_sgt.php.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial