Na verdade foi um acaso que deu origem à Volt-e, mas não foi um acaso que a fez ficar e assumir a dianteira de um mercado exigente como o da mobilidade elétrica. Se o futuro se quer elétrico, porque não criar as soluções certas?
Nasceu em Braga, em 2018, com a dupla missão de minimizar o impacto ambiental e garantir uma melhor performance e autonomização dos veículos elétricos.
Hoje a Volt-e assume-se como um principais players do setor, destacando-se pela qualidade e diversidade de produtos, adaptados às caraterísticas de cada veiculo e às necessidades do seu utilizador, chegando atualmente a países como Espanha, Suíça, Irlanda, Alemanha, Kuwait e Dubai, com vontade de seguir caminho e continuar.
A ideia passa essencialmente por perceber as necessidades de quem compra um veículo elétrico, seja ele para uso pessoal, ou profissional, e encontrar a reposta certa, num caminho continuo rumo à inovação.
Júnior Braga, mentor e CEO da empresa, começou a dar forma a este sonho há três anos, ao substituir a frota da empresa têxtil do pai, José Braga, por veículos 100% elétricos.
No entanto, com esta adaptação, surge uma lacuna importante: o carregamento. Era necessário criar soluções que permitissem uma autonomização face às escassas ofertas de carregamento, até então pouco preparadas para dar resposta às necessidades de empresas com frotas totalmente elétricas.
O facto de se tratarem de veículos com caraterísticas completamente distintas entre si, fez com que Júnior Braga percebesse a importância do desenvolvimento de produtos adaptados às caraterísticas de cada veículo e às necessidades do seu utilizador.
A missão passou acima de tudo por garantir que os veículos tivessem a melhor performance possível, revolucionando ao mesmo tempo o mundo automóvel, ao diminuir o número de carros movidos a combustíveis fósseis, minimizando o impacto ambiental. Os dados estavam lançados e a Volt-e começava a materializar-se…
E foi assim que a Volt-e se assumiu, desde a sua génese, como uma empresa inteiramente especializada no fornecimento de qualquer tipo de carregadores destinados à mobilidade elétrica. Juntamente com a ideia de criar uma marca de carregadores próprios, Júnior Braga lançou em simultâneo uma empresa TVDE com veículos 100% elétricos.
Reduzir a pegada ecológica deixou de ser uma opção, mas cada vez mais um dever cívico, que Júnior abraçou com convicção, com uma missão clara: fazer com que mais pessoas lhe seguissem o exemplo, tornando a mobilidade elétrica uma realidade ao alcance de todos.
A visão da Volt-e passa por adaptar a solução de carregamento às necessidades de cada utilizador, tendo em conta caraterísticas como a potência e o modelo de cada veículo, seja num carregamento doméstico, empresarial, na rede pública, integrando a rede MOBI.E, ou mesmo num carregamento portátil.
Com mais de uma dezena de colaboradores, em áreas que vão desde o desenvolvimento de software e produto, avaliação, manutenção, instalação e área comercial, na Volt-e há sobretudo o aconselhamento, a formação e a proximidade em cada uma das diferentes etapas. Não é invulgar vermos, por exemplo, um cliente a conhecer e até a experimentar um dos diferentes produtos e soluções.
É essa a principal essência da Volt-e: ser uma janela aberta para o conhecimento nesta área, esclarecendo eventuais dúvidas e desmistificando conceitos.
Entre as diferentes soluções encontramos opções, desde o carregamento em AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua e consequentemente mais rápido), de 2 kW até 120 kW.
Produto exclusivo da empresa, único no mercado nacional, e sem dúvida um dos bestsellers, é o carregador portátil Volt-E, uma solução económica e de carregamento rápido para todos os veículos elétricos com CHAdeMO e CCS.
Com um desenho compacto e portátil, pode ser instalado facilmente, a baixo custo, e transportado para utilização em diferentes situações com um esforço mínimo. Dependendo do modelo do veículo elétrico, o carregador pode carregar até 80% em menos de 30 minutos, disponível em três modelos 30, 45 e 60 kW e com potência ajustável a partir de 3.7 kW.
Outro dos produtos diferenciadores é, sem dúvida, a Estação 60 kw, com carregamento simultâneo DC e AC, projetada para ser instalada em ambientes de acesso público e privados, ideal por exemplo para empresas, estações de serviço, operadores de frota Táxi/Uber, parques de estacionamento, entre outros.
As soluções são inúmeras, com opções de carregamento mais rápido, para locais em que o tempo de permanência seja de curta duração, como um parque de um centro comercial, ou situações em que o carregamento possa acontecer de forma mais lenta, como por exemplo parques de escritórios, habitações, condomínios, entre outros.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal