Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

No primeiro semestre de 2020, Portugal registou uma descida dos preços de eletricidade no segmento doméstico

O Instalador25/11/2020
Conclusão consta do Boletim Comparação de Preços de Eletricidade Eurostat relativo ao primeiro semestre de 2020, divulgado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Imagen

Este boletim compara os preços de eletricidade em Portugal com os preços de eletricidade na União Europeia divulgados pelo Eurostat, complementados com a informação de preços recolhida pela ERSE.

A informação carateriza assim a evolução dos (i) preços médios globais nos segmentos doméstico e não-doméstico, (ii) preços médios da banda mais representativa para ambos os segmentos de consumo, (iii) preços médios por cada banda de consumo, assim como (iv) preços médios por nível de tensão para o segmento não-doméstico.

Principais conclusões

De acordo com o documento, no 1.º semestre de 2020, Portugal registou uma descida dos preços de eletricidade no segmento doméstico, face ao semestre homólogo de 2019, e uma subida dos preços de eletricidade no segmento não doméstico.

Para os consumidores domésticos, observam-se preços médios superiores em Espanha, na Área do Euro e na média dos países da União Europeia (cerca de 12%, 7% e 0,5% acima dos de Portugal).

Para consumidores não-domésticos apenas os preços médios em Espanha são ligeiramente inferiores aos observados em Portugal.

O Eurostat publica preços para várias bandas de consumo. As bandas DC e IB são as mais representativas em Portugal para os consumidores domésticos e não domésticos, respetivamente.

O preço médio na banda DC observa uma redução de 1,4% face ao semestre homólogo de 2019. Na banda IB observa-se um acréscimo de 2%.

Comparativamente a Espanha, à Área do Euro e à média da União Europeia, Portugal apresenta um preço médio inferior para ambos os segmentos. Este diferencial de preços é mais acentuado face aos preços da Área do Euro, com preços 6% acima dos de Portugal para os consumidores domésticos e 13,6% acima dos de Portugal para os consumidores não-domésticos.

No segmento doméstico, a componente de energia e redes mantém-se entre as mais reduzidas da União Europeia, correspondendo a 54% do preço final.

A componente de taxas e impostos é a quarta mais elevada da Europa, essencialmente devido aos designados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), que resultam de opções de política energética e que representam 27% do preço final.

No segmento não-doméstico a componente de energia e redes representa 70% do preço final (sem IVA) e a componente de taxas e impostos é a quinta mais elevada da União Europeia, essencialmente devido aos CIEG, que representam 29% do preço final (sem IVA).

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial