Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Endesa apresenta a sua visão para 2030

O Instalador25/11/2020
A curto prazo, o novo plano estratégico 2021-2023 aumenta os investimentos 25% até 7.900 milhões, para acelerar a descarbonização e a digitalização.
Imagen

A Endesa apresentou esta semana à comunidade de investidores, a atualização do seu plano estratégico para o período 2021-2023 assim como, pela primeira vez, uma visão do que será a empresa no fim da década, em 2030.

A empresa oferece, pela primeira vez, a sua visão de conjunto para a década atual, na qual projeta um investimento total estimado de 25.000 milhões. Com isso, aumentará para 80% o percentual de toda a sua geração livre de emissões de CO2 até 2030.

No curto prazo, para o período 2021-2023, a Endesa anuncia uma aceleração no caminho da descarbonização e a transição energética, baseada no relevante aumento dos investimentos nas energias renováveis e a digitalização da sua rede, assim como na eletrificação da procura nos lares e dos setores como a indústria ou transporte.

Em primeiro lugar, Endesa aumentará em 25% o volume dos investimentos para os três anos do período 2021-2023, em relação ao plano estratégico 2020-2022, até alcançar 7.900 milhões de euros.
Deste valor, 3.300 milhões estarão destinados a incrementar o parque produtor de energia renovável, um valor 20% mais elevado do que no plano precedente.

Com este investimento, a empresa alcançará 11.500 MW solares, eólicos e hidráulicos no final de 2023.

O investimento em renováveis permitirá que o 89% da produção de energia da Endesa, na Península Ibérica no fecho de 2023 esteja livre de emissões de CO2, seis pontos percentuais mais do que em 2020.

Adicionalmente, a Endesa tem como objetivo atingir 7 milhões de clientes no mercado livre e ter 575.000 pontos de carregamento de veículos elétricos até ao final de 2030.

Nesta visão, a eletrificação da procura, através da Endesa X, será fortemente impulsionada com um aumento previsto de 42% nos contratos de serviços avançado de habitação (contratos E-home) para 2,7 milhões. O plano de implantação de pontos de recarga para veículos elétricos tem como meta atingir 56 mil operações até o final de 2023.

A somar a tudo isto, a empresa estima que 94% do investimento previsto está diretamente relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No mesmo sentido, o percentual da dívida corporativa relacionada com objetivos de sustentabilidade passará de 45% em 2020 para 59% em 2023.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Siga-nosProfei, S.L.Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial