Carrier: há mais do de uma forma de melhorar a qualidade do ar interior
Candidaturas abertas até 31 de janeiro de 2021

Solar térmico: projeto SFERA-III inicia campanha de acesso livre para investigadores

O Instalador27/11/2020

O projeto SFERA-III (Solar Facilities for the European Research Area) abriu, dia 16 de novembro, a 3ª campanha transnacional de propostas de acesso a instalações de solar térmico de concentração.

foto
Esta chamada permite o acesso livre de investigadores a 22 instalações de 12 infraestruturas de investigação em Solar Térmico de Concentração, de oito países (Alemanha, Chipre, Espanha, França, Itália, Portugal, Suíça e Turquia).
Em Portugal, a Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), membro do consórcio SFERA-III, e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) são as duas instituições recetoras de investigadores participantes. Em Évora, será possível realizar investigação na CER-UÉ, na Plataforma de Ensaios de Concentradores Solares (PECS), na Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração (INIESC) e na Rede de Monitorização DNI. O LNEG disponibiliza o Laboratório de Materiais e Revestimentos (LMR).
Esta campanha oferece o acesso a amplo espectro de experiências científicas, em laboratórios e infraestruturas de investigação em campos diversos, como a geração de eletricidade solar térmica, produção de combustíveis solares, ciclos de armazenamento químicos de energia solar, tratamento de água, aquecimento e arrefecimento solar de edifícios para aumento de eficiência energética, modelação de tecnologias solares de concentração para centrais elétricas e processos industriais, síntese de materiais, fotoquímica e foto-física de alto fluxo, e caracterização do comportamento e propriedades dos materiais sob condições extremas.

A campanha encontra-se aberta até 31 de janeiro de 2021. As condições de participação e mais informações poderão ser consultadas no website do projeto SFERA-III.

O SFERA-III é um projeto H2020, financiado pelo Research Infrastructure Programme, com um consórcio de 15 instituições de nove países da União Europeia, coordenado pelo CIEMAT-PSA, que tem como principal objetivo o reforço da sustentabilidade e atividades das infraestruturas de investigação em Energia Solar de Concentração da Europa, e que procura dar continuidade ao trabalho, desenvolvido ao longo de oito anos, nos projetos SFERA 1 e SFERA 2.
foto
Adene: janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Vulcano: o sucesso é garantido quando esclhe a melhor formação

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial