Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Incorpora um robô que recolhe amostras, mede diferentes parâmetros de qualidade da água e transmite dados em tempo real, multiplicando o nível de monitorização e reduzindo os custos

Indra e Junta da Galiza desenvolvem drone naval pioneiro que proteje meio ambiente marinho

O Instalador02/12/2020
Embarcação de 10,5 metros de comprimento por 3,5 metros de largura, não tripulada/controlada remotamente, foi concebida para monitorizar a qualidade da água e proteger a pesca e a biodiversidade marinha.
Imagen

A Indra e a Junta da Galiza completaram o desenvolvimento da primeira embarcação não tripulada/controlada remotamente no mercado, concebida para monitorizar a qualidade da água e proteger a pesca e a biodiversidade nas zonas costeiras.

O sistema foi desenvolvido no âmbito do Programa MAR 2 Solutions da Iniciativa do UAV Civil dirigida pela Agência Galega de Inovação (GAIN).
Este inovador drone marinho efetua medições da qualidade da água de forma autónoma e eficiente, tornando-o no melhor guarda costeiro ambiental desenvolvido até à data. Com um comprimento de 10,5 metros e uma -largura de 3,5 metros, tem um alcance de 320 milhas náuticas, e está preparado para ser pilotado remotamente a partir de uma estação terrestre ou para seguir uma rota pré-definida de forma autónoma.
A bordo, transporta um sistema robótico com instrumentos para recolher amostras de colunas de água a diferentes profundidades nos pontos geográficos pré-definidos. Em seguida filtra as diferentes camadas e obtém amostras de fitoplâncton e clorofila, tudo isto sem necessidade de envolvimento humano.

Todos os dados recolhidos no processo são transmitidos para um sistema de informação que centraliza os dados e os coloca à disposição dos utilizadores para estudo. Também armazena todas as amostras em refrigeração para posterior transferência para o laboratório.

O sistema passou uma extensa quantidade de testes no estuário de Vigo e Pontevedra, nos quais demonstrou as suas capacidades e aperfeiçoou todos os sistemas.

A Indra, que neste projeto trabalhou numa joint venture com a Sixtema e a Adantia, confiou nas empresas galegas Seadrone e Aimen para o desenvolvimento do sistema.

A Seadrone concebeu e dirigiu a construção deste navio e desenvolveu o sistema de controlo remoto e a implantação de uma sonda oceanográfica multiparamétrica, enquanto a Aimen concebeu e construiu o sistema robótico para a recolha e armazenamento de amostras de água a diferentes profundidades.

A construção foi levada a cabo pela Montajes Cancelas com a participação da Amura, Norinvest, Carpinautic e Carper, entre outras empresas locais.

Esta embarcação faz parte de uma solução integral de vigilância ambiental das águas, que se completa com o sistema baseado num drone aéreo multi-rotor que a Indra, Sixtema e Adantia desenvolveram este ano no âmbito da primeira fase do projeto Mar2 para analise das águas e recolha de amostras em reservatórios.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial