Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Efacec e FEUP lideram laboratório colaborativo dedicado a sistemas de armazenamento de energia

Redação Induglobal07/01/2021
Focada na inovação e no desenvolvimento de novas soluções e produtos nos domínios da energia, ambiente e mobilidade, a Efacec deu um novo passo no domínio da Investigação e Desenvolvimento.
Imagen

A empresa lidera, conjuntamente com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Vasco da Gama CoLab, um laboratório colaborativo centrado nas tecnologias de armazenamento de energia, que reúne contributos e sinergias entre a academia, empresas e start-ups com o objetivo de conceber soluções que respondam aos desafios da transição energética.

Para além da Efacec, através da área de Automação e da FEUP, o Vasco da Gama CoLab é formado ainda pelo Instituto Superior Técnico, INESC TEC, EDP Inovação, A400 e as start-ups Visblue e C2C-NewCap.

O laboratório colaborativo foi formalizado no final de novembro de 2019 e começa agora a ganhar corpo, com a constituição de equipas altamente qualificadas e o arranque dos primeiros projetos.
O laboratório conta com um financiamento de três milhões de euros até 2023, cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020 e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com supervisão de implementação por parte da Agência Nacional de Inovação.

Sob o lema 'Innovation for a better world' (Inovação para um mundo melhor), o Vasco da Gama CoLab tem como objetivo a conceção e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e líderes mundiais na área da transição energética.

Com foco no armazenamento de energia, o laboratório vai explorar tecnologias complementares que respondam aos desafios da sociedade, como a integração de energia renovável, o desenvolvimento mobilidade elétrica, a construção de smart cities sustentáveis e hubs de energia limpa.

O programa vai levar a cabo vários projetos estratégicos de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) nos próximos três a cinco anos, centrados em três pilares essenciais de desenvolvimento tecnológico: baterias de escoamento de vanádio (vanadium redox flow batteries); Supercondensadores (supercapacitors); eletrónica de potência e gestão inteligente de energia.

A expectativa é que a partir destes projetos seja possível criar, desenvolver e conferir características inovadoras a produtos e soluções no domínio do armazenamento de energia já desenvolvidos pela Efacec e pelos restantes parceiros envolvidos.
A Efacec aposta fortemente no vetor da inovação tecnológica enquanto elemento crítico para a geração de valor com perspetiva de futuro.
Ao participar de forma ativa no Vasco da Gama CoLAB, a Efacec pretende acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e diferenciadoras, reforçar o posicionamento no mercado enquanto player tecnológico de referência com capacidade de conceber soluções com impacto positivo e sustentável para o ambiente e planeta e reforçar a cooperação com parceiros industriais, tecnológicos e científicos, nacionais e internacionais.
Com uma presença abrangente na cadeia de valor de Energia, Mobilidade e Ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance).
A Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial