Com esta operação, o Grupo Roca reforça a sua posição no Brasil, onde já tem 11 fábricas
Planta da fábrica no Brasil, adquirida pelo Grupo Roca.
O Grupo Roca reforça a sua presença no Brasil com a aquisição de uma unidade industrial de louça sanitária localizada no estado do Ceará, no nordeste do país. Investirá 16 milhões de euros nesta operação, com a qual o grupo espanhol reafirmará a sua aposta no Brasil, onde já conta com 11 fábricas e 4170 colaboradores.
O Grupo opera em 170 países, e é líder no que respeita à produção e comercialização de louça sanitária no Brasil. O ativo adquirido inclui uma unidade industrial (edifícios e máquinas) com 37 mil metros quadrados, bem como o terreno onde está localizada, que abrange uma área de 122 mil metros quadrados.
Além disto, a unidade de produção está estrategicamente localizada perto do porto de Pecém, numa das regiões com maior crescimento económico do Brasil.
A CSC, a proprietária da unidade industrial até ao momento em que foi adquirida, dedicava-se também à produção de louça sanitária, mas declarou falência em 2018. O Grupo Roca foi o licitante mais bem-sucedido das instalações, na sequência de ter apresentado a licitação mais alta no leilão realizado e receber a aprovação das autoridades judiciais e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), do Brasil.
Como parte da sua estratégia de contribuir para o crescimento económico dos países onde mantém atividade, o Grupo Roca criará 270 empregos neste centro. O processo de recrutamento terá início em fevereiro e será dada prioridade aos colaboradores que já trabalhavam naquela instalação.
O objetivo da empresa é que a unidade industrial, que foi encerrada em abril de 2020, entre em funcionamento gradualmente a partir de maio, prevendo--se que fique totalmente operacional até fevereiro de 2022.
A fábrica, que tem uma capacidade de produção de 1,4 milhões de peças por ano, dedicar-se-á ao fabrico de louça sanitária para as marcas do Grupo e para a exportação da marca Roca para os mercados da América Central e América do Norte.
As instalações, construídas em 2016, são consideradas uma das mais modernas no respetivo segmento. Importa acrescentar que o Grupo implementará o EcoRoca, o seu programa de sustentabilidade que tem por base a redução de emissões, a poupança de energia e a revalorização de resíduos.
O CEO do Grupo Roca, Albert Magrans, destacou que a operação aumenta o compromisso da empresa para com o Brasil e o continente americano: "esta aquisição fortalece e reforça o nosso crescimento no Brasil, um dos nossos mercados mais importantes e onde há uma grande procura de produtos para espaços de banho. Ao mesmo tempo, reforçaremos a nossa liderança global em louça sanitária”.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal