Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ventilação coletiva com exaustores de cozinha

Texto: Sodeca01/03/2021
A ventilação de edifícios de habitação tem sofrido algumas adaptações ao longo do tempo, de modo a satisfazer as necessidades de extração de fumos e cheiros das cozinhas domésticas, mas de acordo com as necessidades de utilização dos ocupantes.
Inicialmente, a VMC era uma boa solução, mas apresentava algumas limitações nas cozinhas, como o horário de funcionamento, as necessidades individuais e o modelo das hotes, que não satisfaziam o aspeto decorativo de alguns inquilinos/proprietários.

Daí ter sido um pequeno passo para a utilização de exaustores mecânicos que satisfaziam as necessidades individuais, mas prejudicavam, de todo, o funcionamento da VMC e o bem-estar dos restantes inquilinos. Muitos e muitos problemas com a introdução destes exaustores mecânicos na VMC, sobretudo, a propagação dos cheiros nas restantes habitações.

A alternativa seria tubagem individual para cada cozinha que implicava a sua instalação de raiz e a consequente ocupação de espaço na 'courete'.

1 - Terminal RCH ou ventilador de cobertura CRF; 2 - Acessórios de suporte, ligação e fixação (junta flexível, apoios, silenciador, etc...

1 - Terminal RCH ou ventilador de cobertura CRF; 2 - Acessórios de suporte, ligação e fixação (junta flexível, apoios, silenciador, etc.); 3 - Tramo reto final; 4 - Atravessador para vedação; 5 - Te 90° tipo shunt com conexão a Ø130 mm; 6 - Tramo ajustável (1340 a 2440 mm) tipo shunt; 7 - Ramal; 8 - Tubo flexível Ø125 mm; 9 - Exaustor.

Pode-se, no entanto, obter uma solução que satisfaz as necessidades individuais sem prejudicar a qualidade da ventilação do edifício.

Para tal há a considerar 3 componentes:

  • O exaustor individual
  • A conduta coletiva
  • O terminal da conduta.

O exaustor individual é da responsabilidade e do gosto de cada um, pelo que não vale a pena tecer quaisquer considerações a não ser chamar a atenção para o nível de ruído e para o diâmetro de ligação.

Para a conduta coletiva existe no mercado conduta, especialmente concebida para o efeito, em aço inox ou em aço galvanizado, apenas duas peças por piso (um tramo ajustável e um tê de ligação), com duas secções para evitar e retorno e a disseminação dos cheiros.

No que toca ao terminal superior da conduta, há que ter em conta duas possíveis soluções:

  1. Terminal que permita fácil evacuação do ar de exaustão, ou
  2. Ventilador de cobertura, corretamente dimensionado para que mantenha a conduta de exaustão da cozinha sempre em depressão.

Esta solução apresenta as seguintes vantagens:

  • Escolha ao gosto de cada um, do modelo de exaustor, do horário de funcionamento e da capacidade (apesar de limitada)
  • Condutas fáceis de instalar em obra
  • Sem retorno de fumos e cheiros.
Pormenor do tramo de duas secções
Pormenor do tramo de duas secções.

Sugestões de equipamento:

  • Exaustores

Os exaustores não deverão ter ligação de diâmetro superior a 125mm, e devem ser providos de válvula anti-retorno.

  • Conduta Coletiva SVC3 (chapa galvanizada) ou SVC4 (aço Inox) – tipo shunt

A conduta de extração terá diâmetro constante, duas secções sendo uma, comum e outra para o piso que serve, e será composta pelos seguintes elementos em cada piso:

  • 1 tê de duas secções com derivação diâmetro 125mm para ligação do ramal (tubo rígido, com ligação ao exaustor em tubo flexível ALU)
  • 1 tramo ajustável 1340 a 2440mm, com duas secções.

E ainda, 1 tramo de comprimento a definir em obra para passagem do interior para o exterior da cobertura do edifício:

  • Terminal RCH, faz remate de chaminé para extração híbrida em habitação coletiva, ou
  • Ventilador de extração de cobertura, tipo CRF/EW/CPC.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial