Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

BIOS: a startup que aproveita o desperdício energético dos edifícios para produzir vegetais e legumes

Redação Induglobal02/02/2021
BIOS alarga rede de parceiros e está mais perto de produzir comida nutritiva com menos recursos e a um preço acessível.
Imagen

A startup que aproveita o desperdício energético dos edifícios e respetivas emissões de CO2 para produzir vegetais e legumes, alargou a sua rede de parceiros e conta agora com a Schneider e a Nimbus Research Center para melhorar e otimizar o projeto.

A parceria com a Schneider permitirá à equipa obter o melhor conhecimento e tecnologia do mercado relacionado com a monitorização e comunicação entre hardware/software e diferentes bases de dados.

Já a Nimbus Research Center, um centro de pesquisa e desenvolvimento na Irlanda, está a apoiar o desenvolvimento de

uma base de dados.

“Esta consiste na centralização de todos os dados provenientes do edifício e dos seus sistemas de gestão, bem como dos dados provenientes da estufa e da sua operação. O passo seguinte será criar as métricas essenciais que nos ajudem a interpretar e analisar o seu funcionamento”, afirma Paulo Pereira, membro da equipa BIOS e especialista em projeto e operação de sistemas de agricultura vertical.

Reduzir o desperdício energético dos edifícios e as emissões de carbono decorrentes do funcionamento dos mesmos, facilitar o acesso a produtos alimentares locais, saudáveis e sustentáveis em zonas urbanas e reduzir o desperdício alimentar nas cidades são os grandes objetivos da BIOS.

“Hoje em dia, a produção agrícola convencional não é praticada de um modo inteiramente sustentável e nem sempre se fala na qualidade dos alimentos que daí provêm. A nossa equipa acredita que pode integrar, com sucesso, sistemas de agricultura vertical em edifícios pois existe um potencial de recuperação/reuso de energia para o cultivo de plantas, o que significa que, no futuro, poderemos produzir alimentos frescos com um alto valor nutritivo a custos acessíveis para a comunidade, trabalhando assim o impacto económico, social e ambiental”, refere Michael Parkes, fundador de BIOS.

Imagen

Além destes parceiros, a startup conta ainda com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a sua validação científica está a ser realizada em parceria com o Instituto Superior Técnico, e o projeto-piloto está a ser desenvolvido em parceria com a NOVA SBE, que cedeu a zona técnica do seu campus.

“Esta zona tem pouco uso e acesso a bastantes recursos. Para além das características do espaço, a parceria também inclui a otimização no uso da energia elétrica por parte do edifício, bem como da participação ativa dos alunos no desenvolvimento e operação da estufa”, salienta Paulo Pereira.

Paulo Pereira acrescenta que “energia elétrica é, normalmente, o recurso usado de maneira menos eficiente, o que pode tornar um projeto do género pouco viável do ponto de vista económico”. “Vamos tentar obter respostas para a sua otimização através da aquisição e processamento dos dados, o que se poderá traduzir numa redução do consumo de energia por quilo de comida produzida ou na geração de energia no local que permita cobrir todas as necessidades de produção a baixo custo”, explica.

Estima-se que a construção e operação do projeto possa acontecer já no primeiro semestre de 2021.

“É necessário agir agora se queremos encontrar soluções viáveis para a produção alimentar em ambiente urbano com o mínimo de impacto ambiental e mais interessantes para o produtor e consumidor, de modo a ajudar a criar resiliência na comunidade e promover estilos de vida mais saudáveis”, refere Paulo Pereira.

“A capacidade de produção diária pode vir a andar à volta de 50 alfaces”, adianta Michael Parkes.

Veja o vídeo:

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial