Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric investe na ETAP Automation Inc. para liderar a eletrificação inteligente e verde

O Instalador24/02/2021
Com esta aquisição, as ofertas digitais de ambas as empresas poderão ser combinadas para otimizar os sistemas críticos de energia, cada vez mais complexos, e melhorar a integração na rede elétrica das energias renováveis, microgrids e tecnologias de armazenamento de baterias.
Imagen

A Schneider Electric anunciou que adquiriu uma participação de controlo na ETAP Automation Inc. (“ETAP”), a plataforma de software líder na modelação e simulação de sistemas de energia elétrica.

Com a confiança de mais de 10.000 empresas de design e engenharia a nível global, a ETAP modela, simula, controla e otimiza os sistemas de energia elétrica dos clientes com base nos seus gémeos digitais equivalentes.

Sujeito às aprovações regulamentares e legais normais, o investimento na ETAP completa o portefólio de software existente da Schneider Electric para sistemas de energia elétrica. A tecnologia será integrada na plataforma tecnológica de design e operação de sistemas de energia crítica baseada na Cloud da empresa, utilizando soluções agnósticas de modelação, design, simulação preditiva e de operações em tempo real. Tudo isto irá ajudar a digitalizar o ciclo de vida de ponta a ponta e trazer eficiência, sustentabilidade e resiliência melhoradas às aplicações de rede e energia crítica.
Avançar na digitalização será um facilitador fundamental para a transição energética. Esta oferta conjunta abrirá o caminho para Data Centers verdes e redes elétricas resilientes, permitindo uma melhor integração de energias renováveis, microgrids, células de combustíveis e tecnologia de armazenamento de baterias.

Para além disso, clientes e parceiros de setores híbridos e processos críticos, centrais elétricas e redes, Data Centers, ferrovias e aeroportos vão beneficiar de capacidades melhoradas de modelação, design e manutenção preditiva.

Um futuro mais eficiente e de baixo carbono começa com um design inteligente

Em 2040, o mundo da eletricidade será profundamente diferente: a quota de eletricidade em tudo o que fizermos duplicará, atingindo pelo menos 40% do consumo final de energia; e seis vezes mais eletricidade será produzida a partir de energia solar e eólica (Fonte: IEA). Contudo, os sistemas de distribuição elétrica atuais registam altos níveis de ineficiência devido à baixa adoção de tecnologias digitais.

Uma infraestrutura mais eficiente e de baixo carbono não pode existir sem um design mais inteligente. Estudos demonstram que a necessidade de repetir tarefas causada por erros de design é responsável por um aumento de até 20% no total das despesas CAPEX. A solução combinada irá ajudar a melhorar o desempenho do sistema de energia, desde a modelagem ao design, passando pelas operações, para impulsionar um melhor desempenho dos ativos da rede.

Impulsionar a digitalização de ponta a ponta do ciclo de vida

Ao otimizar digitalmente os sistemas críticos complexos, a oferta conjunta da Schneider Electric e da ETAP irá:

  • Maximizar o processo de produção do sistema de energia através de modelos de design padrão, agnósticos quanto ao fornecedor e para aplicações específicas; modelos de dados capacitados por gémios digitais e bibliotecas de produtos;
  • Proteger as equipas e equipamentos operacionais contra arcos elétricos, sobretensões e sobreaquecimento;
  • Melhorar o tempo de funcionamento do sistema, antecipar falhas e proteger cargas críticas;
  • Melhorar a informação em tempo real sobre novos recursos energéticos, incluindo a energia solar fotovoltaica, as células de combustível e o armazenamento de baterias;
  • Otimizar o desempenho operacional com manutenção preventiva e preditiva.
A integração da plataforma EcoStruxure™ Power Design da Schneider Electric com as soluções de design de software elétrico da ETAP ampliará o seu alcance através de plataformas operacionais abertas a milhões de ativos ligados através de aplicações de sistemas críticos e energeticamente intensivos. Desta forma, poderão contribuir para digitalizar as infraestruturas críticas, criar Data Centers mais sustentáveis e descarbonizar ainda mais a produção e o transporte de energia.
Continuando a ETAP a operar como fornecedor independente de software e a aportar valor enquanto fabricante agnóstico, as suas soluções vão reforçar a posição da Schneider Electric como um dos principais players em design elétrico, oferecendo aos clientes capacidades únicas de software para modelar, simular e operar empresas elétricas e sistemas energeticamente intensivos. Juntamente com o recente investimento estratégico do Grupo na IGE+XAO e na Alpi, esta nova aquisição vem melhorar ainda mais as capacidades da Schneider Electric no que toca à tecnologia de gémeos digitais para Redes, Energia e setores de missão crítica.
Esta transação estratégica está alinhada com a visão da Schneider Electric para fazer crescer a sua oferta de software de ponta a ponta líder de mercado, bem como o seu compromisso de ajudar os clientes nos seus processos de transformação digital para impulsionar a sustentabilidade, eficiência e resiliência ao longo do ciclo de vida, desde o CAPEX ao OPEX.

“Estamos encantados por acolher a equipa ETAP. Partilhamos a paixão pela digitalização do design elétrico e pela simplificação de cada fase do ciclo de vida da instalação elétrica, desde o design e a construção até à sua operação e manutenção”, salienta Jean-Pascal Tricoire, Chairman & CEO da Schneider Electric, que acrescenta: "ambas as empresas estão a preparar-se para um mundo que será inteligente e verde tornando-se cada vez mais digitais e elétricas. Ao unir forças com a ETAP, estamos a entrar num novo capítulo de distribuição elétrica avançada, com mais digitalização à escala global e novas ferramentas para capacitar os nossos clientes e parceiros a tomar decisões informadas e alcançar novos níveis de eficiência".

“As sinergias que as tecnologias e os conhecimentos da ETAP e da Schneider Electric vão criar motivam-nos muito”, adianta Farrokh Shokooh, Founder e CEO da ETAP.

Lembra também que "agora estaremos ainda melhor posicionados para oferecer uma plataforma de gémeo digital elétrica e inteligente com soluções baseadas em modelos para apoiar os nossos clientes a acelerar a produtividade e a aumentar a eficiência no planeamento, automação, operação, otimização e gestão de sistemas de energia em muitas indústrias”.

"Para facilitar a revolução da rede de sistemas de energia e a transição para um mundo neutro em carbono, as capacidades digitais no design e operação da rede são fundamentais para a eficiência. Precisamos de descentralizar a produção e o fornecimento de energia para acomodar mais fontes de energia renovável, células de combustível e tecnologias de armazenamento de baterias", acrescenta Frédéric Godemel, Executive Vice-President, Power Systems and Services da Schneider Electric.

No entanto, vinca, "com uma maior complexidade da rede surge também uma maior instabilidade. Uma infraestrutura de rede resiliente deve ser definida por software e permitir a integração das melhores tecnologias, agnósticas quanto ao fornecedor. Estamos empenhados em impulsionar a revolução da energia verde através de soluções tecnológicas inovadoras e de ponta".

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial