Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

CERTIF com grande procura na área de produtos para exportação

Redação Induglobal01/03/2021

Certificação de produtos para exportação constituiu a parte maior da atividade da CERTIF em 2020. Setores elétrico e de construção estiveram em destaque.

Imagen
O ano de 2020 ficará na memória de todos pelas piores razões, pelo impacto social e económico na sociedade e pelas dificuldades que trouxe às empresas e que se irão fazer sentir nos próximos anos.
Na atividade de certificação os desafios foram enormes com a necessidade de adaptação, quer dos organismos de certificação, quer das empresas, com vista à viabilização das ações de avaliação indispensáveis à manutenção dos certificados.

Sendo o core business da CERTIF a certificação de produtos e serviços, com a necessidade de um maior contacto com as empresas, foi possível manter um elevado número de ações presenciais, tendo sido realizada a quase totalidade das ações de acompanhamento.

Tendo em conta os constrangimentos resultantes da situação, foi dada uma enfâse ainda maior à ligação aos clientes, respondendo a várias solicitações de certificações para apoio a exportações.

De entre a vasta a oferta de certificações, destacam-se, de seguida, as principais áreas de atuação.

Certificação de produtos

A certificação de produtos (em conjugação com a Marcação CE) representou cerca de 77 por cento do volume de negócios, o que mostra bem, o que lhe permite posicionar-se como a líder nesta área.
Este ano não foi, como se esperava, um ano de crescimento em novas áreas ou novos produtos. No entanto, a atividade de certificação de produtos manteve-se ao nível do ano anterior, e embora não registando uma entrada significativa de novos clientes, verificou-se uma grande dinâmica dos clientes atuais, com novos processos, destacando-se o setor elétrico, nas luminárias e, com maior relevo, nos cabos elétricos. Destinados à exportação foram emitidos vários certificados CB para equipamentos elétricos, o que reforça o papel da CERTIF neste domínio.
No setor dos produtos de construção também há a realçar a certificação de novas gamas de produtos para clientes atuais, com relevo para tubos metálicos, louça sanitária e telhas cerâmicas.
Uma grande parte destas certificações envolve produtos para exportação, continuando a CERTIF a desenvolver, em parceria com organismos estrangeiros, processos que se destinam somente à obtenção de certificações indispensáveis ao acesso a esses mercados.

Com 270 tipos diferentes de produtos certificados, incluídos em 56 esquemas de certificação, a evolução da contribuição dos vários setores foi a que descrevemos.

Embora não sendo uma certificação de produto, mas enquadrando-se nesta área, a CERTIF continuou a apostar na Marcação CE no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção, com a grande preocupação de prestar um serviço às empresas. De referir que, para muitas normas, a CERTIF é o único Organismo Notificado nacional e, na sua ausência, as empresas teriam de recorrer a outros organismos no estrangeiro.

A CERTIF tem clientes diretos em mais de 20 países, em 12 dos quais no âmbito da marcação CE, o que contribui para uma faturação no exterior de 34% do seu volume de negócios, devendo adicionar-se a esse valor muitos trabalhos que são faturados no país e, por isso, não incluídos neste total.

Certificação de serviços

A certificação do serviço de instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham gases fluorados com efeito de estufa manteve a sua dinâmica de crescimento, tendo sido emitidos este ano 125 novos certificados, estando válidos mais de 1.400, e mantendo-se vários processos em curso.
Para além deste esquema merece relevância o FER - Fim do Estatuto de Resíduo, para plástico recuperado, sucata de ferro, aço e alumínio, sucata de cobre e borracha derivada de pneus usados, onde a CERTIF tem trabalhado com a APA e com a associação do setor. Também aqui se notou uma procura por empresas que pretendem, desta forma, valorizar os resíduos que se destinam a exportação.

Outras certificações

A atividade da CERTIF diversificou-se por várias certificações, com relevo para os sistemas de gestão, onde apresenta uma vantagem para clientes com certificação de produto ou serviço, e que podem beneficiar de uma oferta integrada.

De referir, igualmente a certificação de processos, em sistemas de controlo da produção de betão em centrais instaladas em barragens, bem como de processos de controlo de fabrico de empresas em Angola, que beneficiam da certificação conjunta CERTIF/IANORQ, fruto de acordo estabelecido.

A certificação de pessoas resulta de duas parcerias, com a ADENE e com o CTCV, e que permitem a qualificação não só de auditores de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e energia, bem como técnicos em sistemas solares térmicos e instaladores de janelas Classe+.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial