Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ISCAL: “Tencionamos traçar uma aprendizagem para sermos uma eco-instituição, mais ‘verde’ e sustentável”

Ana Clara | Jornalista e Diretora09/03/2021

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) foi uma das escolas galardoadas com a Bandeira Verde do programa Eco-Escolas 2019-2020. A pretexto da sustentabilidade e objetivos da instituição, a Revista O Instalador falou com Fernando Miguel Seabra e Margarida Piteira, ambos docentes no ISCAL, e membros do Conselho Eco-Escolas.

Imagen

O ISCAL, enquanto instituto de ensino superior público, aposta num conjunto de princípios que promovam as boas práticas, tais como a inclusão, igualdade, diversidade, a abertura e participação da população académica na responsabilidade social, assim como a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.

É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável dos estudantes, funcionários e docentes, foi promovido um conjunto de iniciativas inseridas no Programa Eco-Escolas, que incentivam à redução do consumo de água, à gestão eficiente da energia, à reutilização, à redução do consumo de plástico, à reciclagem e à separação do lixo, como pequenos contributos para ajudar a melhorar o ambiente e a qualidade de vida de toda a comunidade ISCAL.

Para a obtenção do prémio, o ISCAL teve de introduzir o programa Eco-Escolas no seu campus e na vida diária de toda a sua comunidade. A implementação deste programa, obrigada à execução de uma metodologia de sete passos, visa garantir a participação de todos na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de um instituto e de uma comunidade mais sustentáveis. Os sete passos são: a formalização de um Conselho Eco-Escola; a realização de uma Auditoria Ambiental; a construção de um Plano de Ação; a Monitorização e Avaliação; o Trabalho Curricular; a Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local; e o Eco-Código.

É neste contexto que falámos com dois responsáveis do ISCAL sobre a importância da Bandeira Verde (Ver Caixa).

Imagen

"A questão do edifício é, para nós, um dos principais desafios"

Em primeiro lugar, gostava que me falasse um pouco da política de sustentabilidade do ISCAL e em que iniciativas e projetos tem a instituição trabalhado nesta matéria?

Fernando Miguel Seabra - O ISCAL tem desenvolvido um conjunto de ações na área da responsabilidade social, das quais se destacam: subscrição da Carta da Diversidade; cooperação com o GRACE – Empresas Responsáveis, no Projeto Uni.Network; participação na REDE RSO PT; colaboração com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), incluindo a participação na Comissões Técnicas de Responsabilidade Social e de Ética nas Organizações; dinamização dos Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável (ODS) enquanto organização aderente da Aliança ODS Portugal, entidade na qual integramos o Board. Recentemente, o ISCAL assinou o 'call to action anticorrupção', iniciativa anticorrupção da APEE e da Global Compact Network Portugal. Organizamos diversos eventos técnicos e científicos, abertos à comunidade em geral, que visam promover e disseminar a temática da sustentabilidade. Em suma, estamos a percorrer um caminho com passos firmes, que nos permite afirmar a responsabilidade social como um fator transversal a toda a comunidade académica e demais parceiros.

Fale-me da importância da bandeira verde com que foram premiados no âmbito da iniciativa Eco-Instituiçãos Programa Eco-Escolas. Como começou, que medidas foram implementadas e que impacto tem para o ISCAL?

Fernando Miguel Seabra - Estamos no início de um processo de criação de uma consciência coletiva para uma cidadania ecológica. A bandeira verde representa o seu começo. Com esta iniciativa, tencionamos traçar uma aprendizagem para sermos uma Eco-Instituição, mais 'verde' e mais sustentável. O desafio em aderir a esta iniciativa da ABAE surgiu, de certa forma, por pertencermos a um conjunto de instituições que estão a abraçar a causa. Em boa hora, acedemos contribuir para esta estratégia coletiva, em que temos a oportunidade de beneficiar de um ambiente colaborativo muito proveitoso, no âmbito do grupo de instituições do Instituto Politécnico de Lisboa. A par disto, estamos em contínuo trabalho para angariar parceiros externos (nacionais e internacionais) que nos possam enriquecer, com o seu conhecimento e experiências, ajudando-nos a concretizar ações. Esperamos que, a médio prazo, os impactos sejam não só ao nível das condições ambientais e de sustentabilidade da Instituição mas, sobretudo, para a consolidação de uma cultura ecológica e de responsabilidade social e ambiental.

Como foi o envolvimento de toda a comunidade académica nesta estratégia?

Margarida Piteira - Há um conjunto de pessoas, bem identificado, que se está a mobilizar neste sentido, funcionando como drivers de influência na nossa comunidade - os membros do Conselho Eco Escolas ISCAL e, sublinhe-se, que no grupo de alunos encontramos alguns dos conselheiros mais pró-ativos para a causa ambiental. O destaque ao papel dos alunos é essencial, dado que a adesão ao programa eco-escolas pressupõe uma ampla participação dos mesmos.

A nível do edifício, que mais-valias e/ou necessidades de adaptação foram necessárias?

Margarida Piteira - A questão do edifício é para nós um dos principais desafios, uma vez que este não foi concebido para albergar uma instituição de ensino. Somos muitos em pouco espaço. Findámos o ano passado a identificação dos problemas relacionados com a eficiência energética, o consumo de água e a gestão de resíduos. Futuramente o objetivo será trabalhar ações que otimizem a intervenção nestas áreas. Começámos agora, havendo muito trabalho para fazer. Não obstante termos um projeto que passa pela mitigação dos problemas enumerados, continuamos a pressionar a tutela para que possamos, finalmente, ter umas instalações que nos permitam melhorar as condições de estudo, de trabalho e fomentar o bem-estar de toda a comunidade académica.

A pandemia foi um fator que, decerto, não ajudou. Como a contornaram nas ações?

Margarida Piteira - Os consumos de água e de energia reduziram, bem como os resíduos, infelizmente, pela situação pandémica. Algumas das ações foram desenvolvidas, tendo em conta o cenário doméstico dos conselheiros do Conselho Eco-Escolas ISCAL. Ações que seriam realizadas na instituição foram desenvolvidas em casa/a partir de casa, tais como a separação de resíduos ou a gestão de compras de produtos mais ecológicos. Houve uma transposição das ações da instituição para as nossas casas. A tal consciência para a cidadania ecológica não tem espaço, nem tempo, para ser trabalhada. E as sessões online vieram facilitar este trabalho colaborativo.

Como analisa a educação para a sustentabilidade em Portugal, no contexto universitário? Que desafios ainda existem e que constrangimentos é preciso também ultrapassar?

Fernando Miguel Seabra - Ao longo da última década as instituições de Ensino Superior em Portugal têm assumido a sustentabilidade como um vértice importante da sua estratégia. Decorrente deste facto, a educação para a sustentabilidade tem passado por um processo de enraizamento que poderá, num futuro próximo, trazer resultados palpáveis. Os desafios existentes são aqueles que decorrem da necessidade de mudança de paradigma e de abordagem relativamente a estas questões que, muitas vezes, se encontram associados a traços culturais, o que implica uma maior morosidade no processo. Ao nível das instituições de ensino superior com oferta formativa na área das ciências empresarias, como é o caso do ISCAL, é fundamental estar consciente da importância do debate da temática da sustentabilidade e da responsabilidade social junto dos alunos, quer em fóruns especializados quer em diferentes unidades curriculares. Fortalecer a economia portuguesa e o tecido empresarial português também passa pela formação de decisores empresariais nestes domínios em interligação às ciências empresariais.

Por fim, como encara o futuro da instituição a nível de responsabilidade social, consciência ambiental e despertar de mentalidades para a eficiência e melhor gestão de recursos?

Fernando Miguel Seabra - O galardão da bandeira verde é o começo de uma nova fase. Estamos certos que é bastante importante para o despertar de consciências, sendo que um dos nossos objetivos é mobilizar toda a comunidade para esta causa. Neste momento estamos a elaborar o Eco-código, que terá a tónica destes valores. A responsabilidade social é algo intrínseco ao serviço que uma instituição pública oferece à sociedade. Neste sentido, percorrer o caminho da responsabilidade social e ambiental é também uma obrigação que assumimos.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.VulcanoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial